Quer Participar do "Espaço do Internauta"? Envie seu vídeo para
midiajogos@yahoo.com

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

EA descarta narração em português do Brasil para "FIFA 11"



Em evento realizado nesta última terça-feira (3) em São Paulo para lojistas e membros da imprensa, a Warner Bros., que cuida da distribuição de jogos da Electronic Arts no Brasil, informou que o jogo de futebol "FIFA 11" não possuirá opção de narração em português brasileiro.

De acordo com Jonathan Harris, gerente de marketing da EA Brasil, a produtora optou por não oferecer desta vez a locução pois o investimento não compensa diante das vendas cada vez menores das edições para PC dos últimos "FIFA".

Segundo Marcos Khalil, proprietário da cadeia de varejo UZ Games, as vendas de games para PC vêm piorando a cada ano que passa. Sobre "FIFA 11", acredita que se em suas lojas "5% das vendas forem para PC vai ser muito".

"Ainda tenho jogos e acessórios para PC nas minhas lojas porque ainda há alguns amantes que vem procurar", explica Khalil. "Mas o PC vem morrendo; há muita pirataria e o custo operacional para a gente não compensa. Exceto em casos especiais como o 'StarCraft 2', que está esgotado, e o 'Counter-Strike', que tem procura até hoje".

A fim de resgatar as boas vendas que as edições para PC um dia já tiveram, a Electronic Arts decidiu neste ano utilizar um motor gráfico mais moderno na versão para computador. Apesar da ausência do idioma, ao menos dez clubes brasileiros estão garantidos em "FIFA 11": Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Botafogo, Cruzeiro, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Santos e São Paulo.

Segundo Cleyton Silva, gerente de vendas da Warner para a América do Sul, a Electronc Arts ainda está negociando com mais times para tentar obter licença oficial deles. Sobre a narração em português, Cleyton descarta a possibilidade de "FIFA 11" receber via conteúdo para download, mas que para as próximas edições da franquia há intenção de retomar a locução.

"FIFA 11" chega aos EUA no dia 28 de setembro em versões para PlayStation 3, Xbox 360, PC, DS e PSP. A edição para Wii chega pouco depois, no dia 4 de outubro. No Brasil as datas de lançamento ainda não foram definidas.

Futebol em português

Há mais de uma década as versões para PC dos games da série "FIFA" apresentavam narração em português brasileiro, contando com a participação de locutores e comentaristas famosos no país. Em "FIFA 10", a locução ficou por conta de Nivaldo Prieto e os comentários a cargo de Paulo Vinícius Coelho, o PVC.

Inclusive, em "FIFA 09" a narração produzida para a edição de computadores foi disponibilizada posteriormente como conteúdo adicional gratuito via download para as versões PS3 e Xbox 360 do game.

Curiosamente, a Electronic Arts vai na contramão de outras grandes produtoras com relação a lançamentos no Brasil. Desde o lançamento do Xbox 360 no Brasil, em 2006, a Microsoft lança títulos totalmente localizados para o português do Brasil, a exemplo de "Viva Piñata" e "Halo 3".

No fim de julho, a Blizzard conferiu o mesmo tratamento ao jogo de estratégia "StarCraft II" e a Sony já anunciou que o mesmo acontecerá com "Killzone 3", jogo de tiro exclusivo do PlayStation 3 que tem lançamento marcado para primeiro trimestre de 2011.

2 comentários:

leandrolandowski disse...

Fala Nando , sobre tua pegunta a noite te respondo , agora tenho que retornar ao trabalho Valeu .
Falou .

Unknown disse...

aceita parceria sim ! adiciona meu blog e me avisa que adiciono o seu

http://www.blackforgames.com.br/