Quer Participar do "Espaço do Internauta"? Envie seu vídeo para
midiajogos@yahoo.com

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Sony apresenta "Gran Turismo" e "Super Stardust" em 3D.


Na Consumer Electronic Show, feira que apresenta novidades em eletrônicos em Las Vegas, a Sony detalhou seus planos no mercado de imagens em 3D estereoscópico (aqueles em que os objetos "saltam" da tela) e apresentou três games para PlayStation 3 compatíveis com a tecnologia.

O primeiro foi "Avatar", já lançado nas lojas, que, assim como no cinema, tem a opção de ser desfrutado em 3D. A companhia também mostrou o game de tiro espacial "Super Stardust HD" que, segundo o site IGN, é o que tem o efeito mais perceptível, já que a ação acontece num planetoide no centro da tela.

No entanto, a melhor utilização do sistema foi visto numa demonstração de "Gran Turismo" - a IGN supõe que o jogo é um excerto de "Gran Turismo 5", mas a Sony não confirma a informação. Nesse game, o efeito 3D se mostrou natural, com uma sensação de profundidade real, e não uma justaposição de várias camadas de planos. Na CES do ano passado, a Sony há havia demonstrado uma edição de "WipeOut HD" em 3D.

Nova dimensão

Para jogar em 3D, será necessário ter uma televisão com a tecnologia - a Sony prepara uma linha Bravia com suporte ao 3D. O efeito é ativado usando um óculos especial e o PlayStation 3 deve ter a atualização de sistema que o torna compatível com games em três dimensões. Com esse novo "firmware", previsto para sair ainda em 2010, o console também poderá reproduzir filmes em 3D, seja por blu-ray ou por download.

No entanto, a empresa avisa que os jogos antigos não se "transformam" em 3D ao baixar essa atualização: os jogos precisam ser programados para ter o efeito. Porém, nada impede as produtoras de lançarem uma atualização para os games. O sistema é diferente do 3D Vision na Nvidia, uma placa para PC que faz os jogos virarem 3D automaticamente.

Outro plano da Sony para o mercado 3D é o lançamento de uma rede de TV inteiramente dedicado a transmitir programas em três dimensões a partir de 2011. O projeto está sendo gestado junto com o IMAX e o Discovery Communications. Esta, por sua vez, também se aliou ao grupo ESPN para transmitir 26 jogos da Copa do Mundo nesse sistema, além de outros eventos esportivos.

Nenhum comentário: