Quer Participar do "Espaço do Internauta"? Envie seu vídeo para
midiajogos@yahoo.com

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Sony finalmente passa a ter lucros com vendas de PS3.


O PlayStation 3 foi vendido de forma subsidiada por muito tempo.


Lançado em novembro de 2006 no Japão e Estados Unidos, e com quase quatro anos de ciclo, o PlayStation 3 é finalmente lucrativo, afirmou o presidente da Sony Worldwide Studios, Shuhei Yoshida. É comum uma companhia trabalhar com prejuízo no lançamento de uma plataforma, por conta dos altos custos de produção no início do ciclo.

Isso acontece para incentivar as vendas do console logo de início, e as fabricantes recuperam seus investimentos (ou parte deles) com royalties de jogos vendidos. Quando lançado, o modelo de 60 GB do PlayStation 3 custava US$ 600 para o consumidor, bem menos do que a Sony gastava para produzi-lo - embora o valor nunca tenha sido divulgado.

No entanto, em uma recente entrevista ao site IGN, Yoshida disse que atualmente a Sony já está fazendo dinheiro com cada PlayStation 3 vendido. Mesmo assim não há planos para baixar o preço do console novamente. "Esse ano é a primeira vez que pudemos cobrir os custos do PlayStation 3", disse o executivo. "Não estamos fazendo muito dinheiro com hardware, mas não estamos mais sangrando como costumávamos".

No mês passado, a Sony começou a enviar modelos do console com chips gráficos "menores e mais efetivos em termos de custo". No entanto, de acordo com Yoshida a empresa está procurando reabastecer os estoques das redes de loja - muitas estão com estoque zerado - e não pensa em cortar o preço tão cedo. "Quando baixamos os custos de hardware, estamos buscando oportunidades para ajustar preços se acreditamos que isso vai aumentar a demanda", explicou ele. "No momento, estamos tentando emparelhar nossa produção".

"Temos muitos jogos bons no forno e inovações como Move e 3DTV, então não acreditamos que esse seja o momento para pensarmos sobre corte de preço", disse ele. Yoshida disse que a Sony pode lançar pacotes adicionais de console - como um que incluirá o controle PlayStation Move - no lugar de baixar o preço do sistema.

Nenhum comentário: