Quer Participar do "Espaço do Internauta"? Envie seu vídeo para
midiajogos@yahoo.com

domingo, 27 de setembro de 2009

Direto da TGS: luz é peça-chave em "Alan Wake"



"Alan Wake" é um velho conhecido dos fãs de games: apresentado na E3 da já longínqua 2005, é uma das maiores promessas do Xbox 360. Durante a Tokyo Game Show, a produtora Remedy Entertainment apresentou para o UOL Jogos novas cenas do título, e fez aumentar as expectativas em torno desse game de terror psicológico.

A demora tem uma explicação: a finlandesa Remedy é um estúdio pequeno, e a companhia está dando pequenos passos por vez. "Temos apenas oito programadores", revela o diretor administrativo Matias Myllyrinne. Todas as tecnologias do game, inclusive o motor gráfico, foram desenvolvidas internamente.

A demonstração foi conduzida por Oskari Häkkinen, chefe de desenvolvimento de franquia. A primeira parte foi a mesma da E3 deste ano, em que o protagonista Alan Wake enfrenta algumas criaturas sombrias com uma lanterna. A luz é um elemento fundamental no game, que enfraquece essas manifestações malignas. Para Myllyrinne, a parte mais importante do game é a atmosfera: Bright Falls é baseado numa típica região interiorana dos Estados Unidos, como Oregon e Washington. O terror, muitas vezes, é mais sugerido, como uma árvore que cai ao fundo.

Sozinho no escuro

Foi recapitulado que a luz representa um porto seguro contra as criaturas das trevas, mas na segunda cena, o escritor Alan Wake precisa evitar a claridade. Nesta parte do game, o protagonista está fugindo de um agente do FBI, que acredita que o escritor é responsável pelo terror em Bright Falls e move toda força policial local em sua captura. Sendo assim, o jogador precisa ficar fora do alcance dos holofotes. O cenário impressiona pelos detalhes, pelo realismo e principalmente pelaa atmosfera: é de noite, e as lanternas e o giroflex da polícia revelam o contorno das árvores, embaçados pela forte neblina.

A Remedy conta que o roteiro, a ambientação e o clima foram influenciados por filmes e séries de TV de suspense, como "Twin Peaks", "Lost", "O Sexto Sentido" e "O Iluminado". Mas a polícia não é o único problema de Wake, que também enfrenta as assombrações. Quem acaba se dando mal são os homens da lei, pegos pela misteriosa força. No fim, perto de um penhasco, os policiais dominados pelo mal cercam Alan Wake. A cena é cortada antes da conclusão deixando o suspense para o game completo, que está previsto para sair em março de 2010.

Nenhum comentário: