Quer Participar do "Espaço do Internauta"? Envie seu vídeo para
midiajogos@yahoo.com

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Morre Don Ivan Punchatz, autor da capa de "Doom"


De acordo com o site Spectrum, dedicado à arte fantástica contemporânea, o ilustrador Don Ivan Punchatz, que fez a capa do clássico "Doom", morreu em 22 de outubro, depois de ter sofrido um ataque cardíaco onze dias antes. Tinha 73 anos.

Um dos grandes nomes da ilustração norte-americana, Punchatz fez trabalhos para publicações renomadas como Playboy, National Geographic, Time e Newsweek.

No entanto, para os jogadores, ele será lembrado como aquele que deu forma ao Marine que enfrenta uma horda de demônios em Marte, na capa do game considerado um dos títulos mais influentes de todos os tempos - trata-se de um dos pioneiros do estilo tiro em primeira pessoa.
Embora tenha fama como artista, Punchatz não mostrou a mesma competência para identificar tendências. O site conta que ele já havia baixado o valor pela ilustração de "Doom", devido ao parco orçamento do projeto, mas a produtora Id Software queria pagar uma porção fixa ainda menor, e compensar isso com porcentagem das vendas do jogo para PC. Punchatz não aceitou, o game vendeu horrores, mas levou a oportunidade perdida com humor. "Como poderia saber que essa coisa chamada 'Doom' faria zilhões em dinheiro?", comentou, rindo.

O ilustrador sofreu um ataque cardíaco em 11 de outubro, mas, mesmo socorrido, nunca mais recobrou a consciência, e a família optou por desligar os aparelhos. "Ele nunca ia querer ser mantido vivo desse jeito", disse o filho Greg Punchatz.

Nenhum comentário: