Quer Participar do "Espaço do Internauta"? Envie seu vídeo para
midiajogos@yahoo.com

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Com 9 anos nos EUA, PS2 vende 140 milhões no mundo.


Nove anos atrás, o PlayStation 2 foi lançado nos Estados Unidos, mais precisamente no dia 26 de outubro do ano 2000. O irmão mais velho do PlayStation 3 chegou prometendo jogos com tecnologia de ponta e um tocador de DVDs (até então, uma mídia que ainda buscava se popularizar) pelo preço de US$ 300.

Na época, seu principal concorrente era o Dreamcast, da Sega. Um ano depois Microsoft e Nintendo entraram na briga, respectivamente com o Xbox e o GameCube. Após um lento primeiro ano, o PlayStation 2 cresceu a ponto de tornar-se o mais popular console da história dos videogames, com quase 140 milhões de unidades vendidas até o momento.

Em nota oficial, a Sony recorda de sua promessa para que o console tenha, pelo menos, dez anos de vida útil para os consumidores, com suporte contínuo através de jogos e outras novidades, como a redução de preço, ocorrida em meados de 2009. "Com nove anos, o PlayStation 2 não mostra sinais de cansaço, e, com o preço de US$ 99, continua oferecendo muitas horas de divertimento para toda a família. O PlayStation 2 está no caminho para oferecer dez anos de valor para os consumidores. E continuará a oferecer, como prova de liderança na inovação e com o entretenimento imbatível que caracteriza a marca PlayStation para os seus consumidores", afirma a companhia.

Lançamentos e mudanças

Lançado com um design robusto, o PlayStation 2 ganhou uma reformulação em 2004. Era a chegada do popular modelo Slim ao mercado, mais barato e mais leve, perdendo também a entrada traseira para Modem de banda larga e disco rígido. Desta vez, o aparelho contava com uma placa de rede para conexões na internet - e, por sua vez, partidas multiplayer online. Apesar de críticas inicias, por conta de superaquecimento e outras falhas técnicas, o PS2 Slim se firmou um sucesso ainda maior do que seu modelo anterior com o passar do tempo.

Apesar de dividir espaço com o PlayStation 3, mais moderno e recente console da Sony, o PS2 continua recebendo lançamentos - é o caso dos games musicais, como "DJ Hero". Até o final do ano, o console pretende receber games como "Jak & Daxter: The Lost Frontier", "Motorstorm: Arctic Edge" e "Secret Agent Clank", "Bakugan Battle Brawlers" e " FIFA 10".

Além disso, foi no PlayStation 2 que nasceram grandes franquias atuais, como "Guitar Hero", "Devil May Cry" e "Kingdom Hearts". O console também foi local para séries consagradas desenvolverem sua carreira, como "Metal Gear Solid", "Gran Turismo", "Final Fantasy" e "Grand Theft Auto".

No Brasil

Com nove anos de história, o PlayStation 2 prepara-se para desembarcar oficialmente no Brasil. Em setembro de 2008, o Conselho de Administração da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), aprovou a fabricação do PlayStation 2 nas instalações da Sony no Pólo Industrial de Manaus. Atualmente, os consoles vendidos no Brasil são importados - legalmente ou não.

O responsável por comandar as operações referentes à linha PlayStation no Brasil: Gerson Souza, cuja experiência profissional passa por empresas como Brasoft e Vivendi Games e agora assume o cargo de country manager do PlayStation em território nacional.

De acordo com a Sony, a linha PlayStation - ou seja, PlayStation 2, PlayStation 3 e PSP - tem lançamento programado no Brasil para 2009, mas os detalhes sobre a chegada dos consoles ainda são escassos. Com isso, o Brasil passaria a ter os três aparelhos da atual geração vendidos oficialmente em seus domínios, sendo o Wii comercializado por empresa que representa a Nintendo no país.

2 comentários: