Quer Participar do "Espaço do Internauta"? Envie seu vídeo para
midiajogos@yahoo.com

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Primeiras impressões: multiplayer de "Dead Space 2" privilegia trabalho em equipe.



Em 2008 a Visceral Games (que atendia pelo nome de Electronic Arts Redwood Shores) apresentou "Dead Space", um jogo de terror espacial cheio de personalidade. A história mostra o engenheiro Isaac Clarke enfrentando os tripulantes da estação espacial Ishimura, que foram infectados por um vírus alienígena que tomou conta de seus corpos e mentes.

Depois do sucesso de crítica, a Visceral não teve outra alternativa a não ser criar uma continuação para saciar a fome de morte aos Necromorphs, os tais monstros do espaço. Eis que surge "Dead Space 2", jogo que promete corrigir todos os problemas do antecessor e surpreender ainda mais o jogador. Além de dar uma personalidade para o protagonista, o título promete ser mais duradouro devido ao seu modo multijogador, que UOL Jogos teve oportunidade de testar em fase de teste beta.

Mutantes zumbis alienígenas

"Dead Space 2" tem como cenário a colônia espacial Sprawl (Expansão, em inglês) que fica na órbita de Titã, uma das luas de Saturno. Diferente de Ishimura, o local possui diversas pessoas inocentes e despreparadas para enfrentar os Necromorphs. Agora Isaac não é mais um pau mandado que fica correndo de um lado para outro obedecendo ordens. Ele é um líder, um herói que viu de cara a morte e voltou para contar suas experiências e não está mais lutando contra o desconhecido - ele sabe muito bem como combater os aliens.

Com base em suas experiências anteriores, Isaac treina um grupo de soldados para que eles se preparem para o pior, a equipe de segurança Tiedemann. É na pele de um desses soldados que o jogador vai encarar o modo multiplayer. Assim como a aventura de Isaac, os soldados devem enfrentar os Necromorphs usando técnicas de desmembramento e paralisia. Esses heróis também podem usar itens de cura, coletar munição e usar ataques corpo a corpo para se defender.

Seguindo o manual dos jogos de tiro da atualidade, o multiplayer de "Dead Space 2" conta com um sistema de perfil persistente, no qual o personagem do jogador ganha níveis de experiência ao eliminar inimigos e completar objetivos. A cada progresso o usuário ganha novas armas e armaduras para o membro da equipe de segurança.

Jogadores podem encarnar humanos ou alienígenas Necromoprhs no modo multiplayer.


Por outro lado, os jogadores também terão a experiência de encarnar os mutantes alienígenas, que é bem diferente. Na versão beta, o jogador tem à disposição três dos quatro tipos de Necromorphs, os Pack, que se assemelham a crianças de oito anos; os deformados Spitters e os bebês octopódios Lurkers. A quarta raça, Puker, não é demonstrada, porém é sabido que esta é a mais poderosa e aguenta mais disparos que os outros a despeito de sua velocidade reduzida.

Cada um dos alienígenas possui um estilo diferente de se jogar. Os Packs são ágeis e podem saltar e agarrar os adversários, causando muito dano no adversário com estocadas de suas garras afiadas. Os Spitters são os inimigos "padrão" do jogo anterior, e podem correr em direção ao inimigo derrubando-o no chão. Já os Lurkers podem andar pelas paredes e disparar ácido nos soldados.

Trabalho em equipe

Fica claro que o trabalho em equipe é necessário para que ambos os times consigam ter sucesso. No mapa disponível, Titan Mines, a equipe Tiedemann deve recuperar duas baterias e levá-las para o motor no centro do mapa. Claro, o trabalho de impedi-los fica para os monstros.

O mapa conta com corredores estreitos, ótimos para emboscadas dos Necromorphs que podem surgir de qualquer porta, duto de ventilação e fresta, o que dificulta o trabalho dos soldados no resgate das peças para o motor. Para piorar a situação, os mutantes conseguem ver através das paredes, o que pode ser mortal para os humanos. O ponto de equilíbrio para os humanos está exatamente nas armaduras, que proporcionam mais energia e resistência aos ataques.
Uma das coisas que pode se notar é que este modo é bem divertido, mas não causa o mesmo medo e a apreensão do modo de campanha. Entretanto é possível ver que a equipe da Visceral se empenhou para manter o equilíbrio entre os dois lados. Nenhum dos dois lados é superior ao outro, mas é possível notar uma pequena vantagem dos soldados no combate à distância, já que dois terços dos Necromorphs só possuem socos e tapas - e os disparos dos Lurkers só fazem cócegas.

Pelo que foi mostrado, o modo multiplayer é bem competente e tem bastante personalidade. Bastam alguns ajustes para que ele se torne um pouco mais equilibrado, algo que pode ser resolvido com pouco esforço da equipe da Visceral Games.

Nenhum comentário: