Quer Participar do "Espaço do Internauta"? Envie seu vídeo para
midiajogos@yahoo.com

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Sony impede judicialmente na Austrália venda de dispositivo que destrava o PS3.

Austrália não pode mais vender produto que destrava o PlayStation 3.

Após um período de proibição temporária, a Sony conseguiu, junto à corte federal australiana, mover um processo que bane permanentemente a venda e a importação do PSJailbreak, combinação de um dispositivo USB e software que permite guardar dados de jogos em memórias externas como discos rígidos e pendrives.

Com essa medida, as lojas australianas devem remover o produto de seus catálogos - o que já foi feito pela OzModChips, ModSupplier e Quantronics -, pagar uma indenização à Sony e repassar os lucros obtidos com a venda do dispositivo para a empresa.

Vale lembrar que tal manobra proíbe apenas a comercialização do PSJailbreak na Austrália. Outros produtos que têm a mesma funcionalidade, como o PSGroove, não possuem nenhum tipo de restrição.

Paralelo a isso, a divisão americana da fabricante do PlayStation 3 abriu um processo contra a Zoomba LDC, responsável pela distribuição do PSJailbreak nos Estados Unidos, em que constam acusações como violação de direitos e de marca registrada.

Quebrando o sistema

Revelado no início do mês de setembro, o PSGroove é um código capaz de reproduzir a mesma funcionalidade do PSJailbreak, sem a necessidade de pagar US$ 150 no controlador USB proprietário do acessório, mas utilizar alguns controladores mais baratos.

A princípio, os desenvolvedores do PSGroove desativaram o suporte ao Backup Manager, que permite rodar jogos piratas, então o programa seria utilizado apenas para rodar jogos e aplicativos caseiros. Como o código é aberto, outros programadores já estudam a possibilidade de incluir a funcionalidade de rodar cópias ilegais de jogos.

O processo de uso do PSGroove no PlayStation 3 é idêntico ao PSJailbreak, ou seja, basta espetar o controlador com o videogame desligado e em seguida ligar o console. Os tipos de controladores USB compatíveis estão rodando a internet e podem ser facilmente encontrados para venda a partir de US$ 25.

Já o PSJailbreak foi revelado em 19 de agosto, roda em qualquer porta USB do console e permite copiar ou reproduzir qualquer tipo de código de jogo mesmo que o console esteja atualizado com a última versão do sistema.

Para funcionar, o programa necessita que um jogo original esteja inserido no leitor de Blu-ray do console. Dessa forma, é possível rodar qualquer game que esteja armazenado em um dispositivo externo. O processo todo é mostrado em vídeo divulgado na internet que mostra jogos recentes instalados em um dispositivo externo, como "God of War III", "InFamous" e "Ratchet & Clank: Tools of Destruction".

Segundo os criadores, o aparato não apresenta problemas caso o jogador queira participar de partidas online, mas informam que os usuários interessados não devem atualizar o sistema do PlayStation 3.

Nenhum comentário: