Quer Participar do "Espaço do Internauta"? Envie seu vídeo para
midiajogos@yahoo.com

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Nintendo lança update para Wii e DSi e aperta o cerco contra a pirataria.


A Nintendo lançou hoje (9) novas atualizações de sistema para seus consoles, o Wii e DSi para prevenir o uso de sofwares caseiros (conhecidos como homebrew) que habilitam o uso de jogos piratas.

Segundo a Big N, o update do DSi 1.4.1U "provê melhorias no desempenho do sistema", entretanto, o site Gamasutra notou que diversos cartões de leitura de jogos, incluindo o Acekard 2i, Supercard DSTwo, M3i Zero, iPlayer, DSTTi. A atualização, porém, ainda não protege a empresa de diversos outros cartuchos piratas, como o famoso R4i.

Já no Wii a empresa é mais direta e avisa ao usuário que "se o seu console Wii possuir modificações não-autorizadas, esta atualização pode detectar e apagar o conteúdo, podendo causar a inoperabilidade do console".

Em ambos os casos os usuários podem se recusar a atualizar o sistema dos videogames, mas a empresa adverte que futuros jogos podem não funcionar com consoles desatualizados.

Guerra contra a pirataria

As empresas estão entrando na linha de frente contra os usuários que usam jogos pirateados ou copiados ilegalmente. Recentemente a Microsoft anunciou que vai banir da rede Xbox Live todos os donos do Xbox 360 que modificaram seus videogames. No início dessa semana foi a vez da Sony lançar uma atualização de sistema que impede o uso do PS3Jailbreak, acessório que possibilita rodar jogos copiados.

Em 2009 a Nintendo lançou um site para denunciar lojas que vendem cartuchos que rodam software ilegal e a Microsoft expurgou mais de 600 mil consoles da sua rede.

Estima-se que no ano passado quase 10 milhões de downloads ilegais foram realizados, apontando o Brasil entre os cinco maiores contribuidores para esse número, superando a China e a Rússia.

Nenhum comentário: