O Digital Foundry, popular blog de análises técnicas e performances de jogos, fez um comparativo entre as versões para Xbox 360 e PlayStation 3 de "Final Fantasy XIII", com intuito de descobrir se há, de fato, discrepâncias entre as duas edições.
Segundo a publicação, o título perde, e muito, no console da Microsoft. Embora reconheçam que o jogo em si é o mesmo, ou seja, possui o mesmo conteúdo, e que algumas sequências cinemáticas são melhores do que se esperava, em muitas outras áreas a versão 360 "não é nem de perto tão impressionante quanto no PlayStation 3".
Para piorar ainda mais a situação, a análise da Digital Foundry sugere que as coisas podiam ter sido melhores. A baixa performance nas cenas em computação gráfica é, de acordo com eles, "amadorismo" por parte da Square Enix em relação à conversão de vídeo.
A empresa teria deixado 1 GB de espaço em disco sem uso em dois dos três discos, e poderiam certamente servir para melhorar o visual das cenas de computação gráfica do jogo. São as cenas rápidas que escancaram a diferença entre os dois sistemas. No Xbox 360, ficam claramente visíveis áreas cheias de blocos quadrados, um sinal característico de vídeos com grande compressão.
Menos definição
No PlayStation 3, o game roda com 720 linhas de resolução, enquanto no Xbox 360 é de 576 linhas. Assim, no console da Sony, as cenas em tempo real estão muito mais nítidas - embora essa característica o prejudique em certos aspectos, como nas "nuvens" do cabelo. O Xbox 360 tem um filtro de textura melhor, mas o motor de "FInal Fantasy XIII" não aproveita essa característica. O resultado são superfícies menos definidas.
Ao menos há um ponto a favor no Xbox 360. Segundo o Digital Foundry, a taxa de quadros é consistentemente mais suave no console da Microsoft, sendo capaz de se manter a 30 quadros por segundo com mais consistência que no PlayStation 3. No console da Microsoft, o desempenho caiu para, no máximo, 26 quadros por segundo, enquanto no videogame da Sony chegou a 20.
Rumores sobre possíveis diferenças entre as edições surgiram durante a produção, quando a própria Square Enix alegou estar enfrentando problemas para armazenar o conteúdo no disco do Xbox 360. Enquanto um blu-ray comporta até 50 GB de dados (duas faces), em um DVD-9 só cabem 9 GB. No caso do Xbox 360, o sistema de proteção anticópia retém aparentemente 2,2 GB, deixando apenas 6,8 GB para o jogo em si. Em razão disso, a Square Enix posteriormente confirmou que usaria três discos no Xbox 360.
O lançamento de "Final Fantasy XIII" está agendado para 9 de março nos Estados Unidos e Europa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário