Há um consenso entre analistas do mercado e pessoas ligadas à indústria de jogos de que o PlayStation 3 teve grandes vendas no mês de setembro nos Estados Unidos em razão do seu corte de preço.
Uma dessas pessoas é Aaron Greenberg, da Microsoft. Em uma entrevista com a Game Informer, o executivo declarou que a companhia acredita que a Sony vai terminar o mês no topo, mas isso não o preocupa.
"Eu posso dizer que quando NPD Group revelar as vendas de setembro, temos certeza de que o PlayStation 3 aparecerá como o console com maior número de unidades vendidas no mês", disse.
"Francamente, isso não é nenhuma surpresa para nós... já que é típico ver um impulso de curto prazo logo após a introdução de um novo hardware [refere-se ao modelo Slim do PlayStation 3] e preço no mercado. O que eu posso dizer pra você é que nós permanecemos confiantes que o Xbox 360 não vai apenas superar o PlayStation 3 nas vendas totais do ano, mas na geração inteira", disse ele.
No longo prazo
Greenberg traça uma analogia da situação com um jogo de beisebol em que vencer uma entrada não é suficiente para vencer a partida - uma clara referência às comparações esportivas que a própria Sony fez nos últimos anos. Do ponto de vista comercial, porém, o executivo aponta para os ganhos financeiros.
"A Sony já declarou publicamente que perde dinheiro com cada console que eles vendem e com o corte de preço, eles estão perdendo ainda mais dinheiro agora... você tem que perguntar se o modelo de negócios deles é sustentável", argumenta.
Na área de softwares, ele destacou que a Sony precisa melhorar a proporção de jogos por console vendido, prevendo que "Modern Warfare 2" venderá mais no Xbox 360, e declarando que o seu console "vendeu mais jogos de empresas independentes este ano do que a concorrência".
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