Quer Participar do "Espaço do Internauta"? Envie seu vídeo para
midiajogos@yahoo.com

sábado, 1 de janeiro de 2011

Ciberpiratas dizem ter descoberto nova forma de rodar jogos no PS3.


Os ciberpiratas responsáveis pelo Homebrew Channel do Wii, conhecidos como fail0verflow, anunciaram durante o evento Chaos Communication Conference 27C3 que descobriram uma forma de rodar conteúdos não autorizados pela Sony no PlayStation 3 sem a necessidade de um pendrive.

No evento, o grupo mostrou como funciona tal modificação que, além de permitir rodar jogos piratas - apesar de o fail0verflow não admitir que o procedimento tenha este fim -, também facilita a reinstalação do Linux em qualquer modelo do PlayStation 3, não importando a versão do firmware.

Desde a atualização de firmware para a versão 3.21, o PlayStation 3 não oferece mais suporte ao Linux - a funcionalidade foi eliminada pela Sony em março de 2010, visando fechar as portas para os piratas, que ameaçavam utilizar o sistema operacional alternativo para rodar jogos não originais.

Quebrando o sistema

Ao que parece, a guerra entre a Sony e os piratas está longe de acabar: recentemente, os ciberpiratas conseguiram quebrar a segurança do firmware original 3.50 para rodar jogos piratas mais atuais, como "Gran Turismo 5". Em seguida, a Sony lançou o firmware 3.55, que bloqueou a possibilidade de "desatualizar" o firmware original através de dispositivos controladores de software piratas, como o PSJailbreak e o PSGroove.

Ao menos por enquanto, não existe a possibilidade de "downgrade" no sistema, forçando o jogador a escolher entre rodar os jogos originais lançados no futuro ou continuar com os jogos piratas compatíveis com o firmware 3.50. Se os ciberpiratas estiverem certos, entretanto, a Sony terá de pensar em novas medidas para inibir os avanços da pirataria em seu console.

Revelado pelo site Eurogamer em 19 de agosto, o PSJailbreak roda em qualquer porta USB do console e permite copiar ou reproduzir qualquer tipo de código de jogo mesmo que o console esteja atualizado com a última versão do sistema.

Para funcionar, o programa exige que um jogo original esteja inserido no leitor de Blu-ray do console. Dessa forma, é possível rodar qualquer game que esteja armazenado em um dispositivo externo. O processo todo é mostrado em vídeo divulgado na internet que mostra jogos recentes instalados em um dispositivo externo, como "God of War III", "InFamous" e "Ratchet & Clank: Tools of Destruction".

Nenhum comentário: