Quer Participar do "Espaço do Internauta"? Envie seu vídeo para
midiajogos@yahoo.com

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Usuários de PS3 são os que mais têm outros consoles


A Gaming Device Profiles, uma série de estudos específicos por plataforma, revelou a composição de usuários que possuem mais de um console. A GVP é conduzida pelo NPD Group, empresa de pesquisa do mercado que acompanha a venda de jogos e plataformas nos Estados Unidos.

O estudo também revela que muitos usuários possuem dois ou mais sistemas dessa geração. Entre os donos de Wii nos Estados Unidos (que representam 32% de todos os jogadores), 14% também possuem um PlayStation 3 e 26% são donos de um Xbox 360.

Entre aqueles que têm o console da Sony (10% de todos os jogadores), 42% possuem um Wii e 34% um Xbox 360. Por fim, dentre os usuários de Xbox 360 (20% do total de jogadores), 42% também são donos de um Wii, mas apenas 18% possuem um PS3.

Separando pela demografia, o estudo mostra que 56% dos jogadores são do sexo masculino, e 44% do feminino. Jogadores entre 2 e 12 anos compõem a maior fatia da comunidade (24%), seguido pelo grupo de 25 a 34 anos (20%) e de 37 a 44 anos (17%).

As três atuais plataformas, segundo a enquete, mostra a preferência dos usuários com relação ao ambiente online. Cerca de 51% dos usuários de Wii, por exemplo, passam a maior parte do tempo online jogando games de carta, quebra-cabeça, arcade ou de palavras. Esse gênero também é popular no Xbox 360 e PlayStation 3 (39% e 42%, respectivamente), mas os game de tiro ainda são os mais regularmente jogados pelos usuários de 360 e PlayStation 3: 59% e 57%, respectivamente.

Já no ambiente offline, existem diferentes distintas na preferência em cada sistema. No Wii dominam os games para toda família, seguido por corrida e esportivos. No Xbox 360, os jogos para família e os de ação e aventura estão empatados no topo. Entre os usuários de PlayStation 3, o gênero mais apreciado offline é o de ação e aventura, seguido pelo de corrida.

Influência das mídias

O estudo também mostrou quais fontes de informações são as mais influentes. Em primeiro lugar vem a propaganda boca a boca, considerada a mais confiável por 41% dos participantes da pesquisa. Os números variam um pouco de uma plataforma para outra, mas em todos os casos, incluindo portáteis, a maior fonte de informação utilizada pelos usuários vem da propaganda boca-a-boca.

Em segundo lugar, está a degustação na casa de amigos e/ou parentes com 31%. Revistas, sites e anúncios online, assim como cupons,incentivos e redes sociais são os menos influentes para os jogadores: apenas 5% as utilizam fontes para informação.

O NPD Group realizou essa pesquisa com 20.983 participantes com idade partir de dois anos.

Nenhum comentário: