Segundo estudo realizado pela empresa Newzoo, os consumidores dos Estados Unidos devem gastar US$ 24,7 billhões com games (sem incluir valores com a aquisição de consoles) até o final do ano. O alto valor só não impressiona mais porque não conseguiu bater a marca de 2009, isso por apenas 2%.
Apesar de os jogos para videogames dominarem o gráfico com 43% do total arrecadado (incluindo conteúdos extras via download e portáteis), o setor teve uma queda de 29% se comparado ao ano de 2009. Os jogos em mídia física para computadores PC e Mac também sofreram uma queda de 19%, arrecadando apenas 9% das vendas em 2010.
O segundo lugar, segundo a Newzoo, ficou para os games casuais, com 15% do total e uma alta de 34% em relação à 2009.
Mídia física perde força
Os jogos online para múltiplos jogadores vêm em seguida, com 11% do total e uma alta de 27% em relação ao ano anterior. Os jogos via download para PC e Mac, e as redes sociais ficaram com 10% e 6%, respectivamente. Apesar de não terem um número mais expressivo nas vendas totais, foram os setores que mais tiveram alta em relação ao ano passado, com 60% e 66%, na mesma ordem.
"Nossos dados mostram que os consumidores não estão simplesmente afastando-se de jogos de consoles, mas espalhando seu orçamento em todas as outras plataformas", disse o diretor da Newzoo, Peter Warman. "A escolha do gênero de jogo e a plataforma depende do tempo, lugar, contexto social e a necessidade que eles procuram para satisfazer naquele momento", acrescentou.
Por fim, também com 6% do total, ficaram os jogos para aparelhos móveis, com um aumento de 46% em relação ao ano passado.
No Reino Unido, o gasto total de jogos em 2010 é estimado em 3,7 bilhões de libras esterlinas (cerca de US$ 5,7 bilhões), uma baixa de 3%, segundo informou o Newzoo.
GASTO COM GAMES NOS ESTADOS UNIDOS EM 2010
Categoria Arrecadação Variação*
Jogos para consoles US$ 10,6 bilhões (43%) -29%
Portais de jogos casuais US$ 3,7 bilhões (15%) 34%
Jogos online sem limite de jogadores US$ 2,7 bilhões (11%) 27%
Jogos para PC e Mac (por download) US$ 2,5 bilhões (10%) 60%
Jogos para PC e Mac (em embalagem) US$ 2,1 bilhões (9%) -19%
Jogos para celulares US$ 1,6 bilhão (6%) 46%
Jogos em redes sociais US$ 1,5 bilhão (6%) 66%
Total US$ 24,7 bilhões -2%
*Em relação a 2009.
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