Ontem, 26 de outubro, o PlayStation 2 comemorou 10 anos de lançamento na América do Norte, o console que se tornaria o mais vendido na história com mais de 146 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.
Pegando carona no sucesso do PlayStation original, o PS2 logo dominou o mercado e deixou para trás a sua concorrência, composta pelo Dreamcast da Sega, o N64 e GameCube da Nintendo e o o novato no mercado, o Xbox da Microsoft.
Nenhum deles conseguiu alcançar o mesmo sucesso comercial que o console da Sony atingiu, em grande parte devido à retrocompatibilidade com o sistema anterior, além de contar com a ajuda de alguns deslizes da concorrência. Aliado a isso, a introdução do modelo Slim em 2004 que reduziu o preço e uma vasta biblioteca de games composta pelos mais diversos gêneros.
Além de receber a maior parte dos jogos desenvolvidos no mercado, o PS2 também apresentava títulos originais e hoje consagrados, como as franquias "Devil May Cry", "Guitar Hero" e "Kingdom Hearts", além de dar sequência em séries consagradas como "Final Fantasy X" e "Metal Gear Solid 2".
A Sony também aproveitou para lançar títulos exclusivos como "Gran Turismo 4", "ICO", "Shadow of the Colossus" e "God of War", que ainda hoje são cultuados e reconhecidos como grandes nomes da indústria de videogames.
"Metal Gear Solid 3" é um dos principais jogos do PS2; veja mais no álbum.
"O PlayStation 2 foi a primeira verdadeira plataforma de entretenimento em casa, permitindo aos consumidores de consolidar seus desejos de entretenimento em um único console", disse Jesse Divnich, vice-presidente de pesquisa de capital e de comunicações da EEDAR, empresa de pesquisa de mercado.
"Desde 2000, a indústria de videogames cresceu em tamanho e diversidade demográfica como a tendência para a consolidação de opções de entretenimento dentro de uma plataforma única, uma visão que foi originalmente lançado pelo PlayStation 2 há mais de 10 anos atrás", completou em comunicado.
O PlayStation 2 ainda é comercializado mesmo após o lançamento da terceira geração da família de videogames da Sony, o PlayStation 3. Atualmente, é o videogame mais vendido da história, com 146 milhões unidades comercializadas em todo o planeta.
No Brasil, o console começou a ser vendido oficialmente pela Sony em outubro de 2009, e atualmente custa R$ 699.
Algumas notícias geralmente escapam antes do tempo, e a mais recente diz respeito ao novo sistema operacional da Microsoft, intitulado Windows 8.
De acordo com a página da divisão holandesa da Microsoft, a nova versão do sistema operacional "levará aproximadamente dois anos para chegar ao mercado", ou seja, ela estará disponível em algum momento de 2012.
Segundo o site MVC, a página que continha essa informação e os comentários de alguns leitores foi apagada.
A última versão do sistema operacional, o Windows 7, foi lançada em 2009.
A Codemasters confirmou a finalização do pacote de atualização de dados que visa a correção dos problemas no salvamento de seu jogo de corrida F1 2010.
A notícia foi dada por um representante da produtora conhecido como 'Helios', no forum oficial da empresa, "O time trabalhou duro e como resultado conseguimos finalizar todos os testes necessários para validar o pacote de atualização".
Apesar disso, a correção ainda não está disponível "O pacote referente às três plataformas agora está sob aprovação da Microsoft (PC e Xbox 360) e Sony (PlayStation 3) e assim que este processo terminar o pacote vai ser lançado e disponível para baixar. Mantenham-se atentos nos foruns ou nas redes sociais Facebook e Twitter, pois em breve estará pronto para Download", explica.
De acordo com relatos divulgados, o maior defeito se dá após completar um objetivo no modo R & D e selecionar uma das seguintes opções: voltar para paddock utilizando a opção Engineer (na garagem), danificar o carro e regressar para o paddock ou ser desqualificado e retornar para o mesmo local das outras duas opções.
Enquanto o pacote de atualizações não é disponibilizado, a Codemasters sugere aos jogadores que iniciem uma sessão de qualificação antes de sair do jogo, manobra que impede que esse erro ocorra.
Sinal verde
"F1 2010" conta com todos os pilotos, equipes, carros e pistas da temporada de 2010, fielmente recriados com o auxílio de pessoas envolvidas diretamente com o esporte. O motor gráfico Ego (a mesma tecnologia por trás de "Grid" e "Dirt") é o responsável por rodar o game.
O título também apresenta uma grande variedade de opções de jogo, como um "inovador" modo de carreira, testes contra o tempo e campeonatos. Há ainda sistemas de dano nos veículos e clima dinâmico, além de opções multiplayer.
De acordo com o site Eurogamer, o estúdio Ready at Dawn, responsável pelas versões para PSP de "God of War" está trabalhando em um novo título de ação e aventura sobre rodas baseado em uma propriedade intelectual.
Segundo a produtora, os fãs podem aguardar a revelação do novo jogo em breve. "Adoro jogos de corrida com histórias e amo filmes. Eu amo as coisas que me envolvem do início ao fim e me ofereça uma experiência completa", explicou o diretor criativo Ru Weerasuriya.
Segundo Weerasuriya, que já trabalhou na Blizzard, a sua equipe não pensa em criar algo tão grandioso quanto os jogos sem limite de jogadores. "É nisso [Nos jogos com história envolvente] que estamos focados. E definitivamente é este tipo de jogo que iremos criar. Nós não iremos sair do foco e criar um mundo aberto, ou um MMO, como todos esperam que um ex-Blizzard deva fazer".
Outra dúvida que permanece é o console a qual o jogo será lançado. Apesar de os últimos jogos da Ready at Dawn se tratarem de produções exclusivas para o PSP, como as franquias "Daxter" e "God of War", Weerasuriya confirmou que "God of War: Ghost of Sparta" é o último jogo para PSP criado pelo estúdio. "No momento, nosso motor gráfico roda muito bem em qualquer plataforma disponível atualmente. A coisa mais importante não é a plataforma, mas o jogo. Nós sabemos qual tipo de jogo nós queremos fazer", finaliza.
"God of War: Ghost of Sparta" é exclusivo para PSP e chega às lojas em 2 de novembro.
E o Brasil passa a integrar a lista de países que recebem conteúdo exclusivo para celebrar o lançamento de um game. "Gran Turismo 5", um dos títulos mais aguardados pelos donos de PlayStation 3, terá um brinde especial para os que comprarem o jogo antecipadamente na rede de lojas UZ Games, a primeira a oferecer esse conteúdo extra.
Ao reservar a cópia do game em uma das 24 lojas da rede espalhadas pelo país ou pelo site da UZ Games, o jogador terá acesso ao download de um carro da McLaren, uma das escuderias mais importantes do automobilismo e da Fórmula-1.
O prêmio é cumulativo com o modelo Nissan GT500 que a Sony oferecerá a todas as cópias vendidas antes do lançamento, e aqueles que comprarem acessando o site supracitado terão acesso aos dois veículos.
Entre muitas atrações, "Gran Turismo 5" prevê 20 pistas, com 60 configurações de trajeto, além de multiplayer online, álbum de fotos e de replays, inclusive uma opção para publicar os vídeos diretamente no site Youtube.
O modo de fotografia permite captar imagens durante a corrida, como antes, mas também há um ambiente específico para isso. O Gran Turismo TV também está de volta, e agora permite ver os vídeos no PSP.
O game estava previsto para 2 de novembro, mas foi adiado mundialmente para algum dia de 2010 e tem preço sugerido de R$ 199.
A última semana de outubro chega apostando em sequências de títulos e séries consagradas.
Fãs de simuladores musicais brindam o lançamento de "Rock Band 3", que vem para bater de frente com "Guitar Hero: Warriors of Rock" apresentando teclado como novo instrumento jogável e também um modo Pro, com instrumentos reais e que promete ensinar aos jogadores elementos básicos de música.
"Star Wars: The Force Unleashed II" é uma inesperada sequência do game de ação ambientado na saga espacial de George Lucas e promete revelar ainda mais segredos sobre o vilão Darth Vader e seu aprendiz secreto. No caminho, mais cenários e personagens conhecidos dos filmes, além de uma mecânica de jogo mais refinada.
Por fim, o Xbox 360 recebe com exclusividade "Fable III", terceiro título da franquia de RPGs criada pelo aclamado game designer Peter Molyneux. Desta vez, o jogador lidera uma revolução para tomar o controle do reino e depois deve governar da forma que achar mais prudente, incluindo um promissor sistema de promessas e reputação.
Veja a lista dos jogos que serão lançados nos EUA nos próximos dias:
DS . Backyard Sports: Rookie Rush . Crafting Mama . Dora the Explorer: Dora Cooking Club . Imagine: Fashion Stylist . Intellivision Lives! . Mega Bloks Diego's Build & Rescue . Monopoly . Petz Catz Playground . Petz Nursery 2 . Rock Band 3 . Star Wars The Force Unleashed II . The Sims 3
Wii . Backyard Sports: Rookie Rush . Chevrolet Camaro> . Deca Sports 3 . Disney Channel All Star Party . Dora the Explorer: Dora's Big Birthday Adventure . Hasbro Family Game Night 3 . Mathews Bow Hunting . Monopoly Streets . Nickelodeon Fit . Remington Super Slam Hunting North America . Rock Band 3 . Shaun White Skateboarding . Star Wars The Force Unleashed II . Tony Hawk Shred . WWE Smackdown vs Raw 2011
PC . LEGO: Universe . Star Wars The Force Unleashed II
PlayStation 2 . Dora the Explorer: Dora's Big Birthday Adventure . WWE Smackdown vs Raw 2011
PlayStation 3 . Blood Drive . CSI: Fatal Conspiracy . Get Fit with Mel B . Hasbro Family Game Night 3 . Monopoly Streets . Power Gig: Rise of the SixString . Rock Band 3 . SBK X . Shaun White Skateboarding . Star Wars The Force Unleashed II . The Fight: Lights Out . The Sims 3 . Tony Hawk Shred . WWE Smackdown vs Raw 2011
PSP . WWE Smackdown vs Raw 2011 . Yu-Gi-Oh! 5Ds Tag Force 5 . Z.H.P. Unlosing Ranger Vs. Darkdeath Evilman
Xbox 360 . Backyard Sports: Rookie Rush . Blood Drive . CSI: Fatal Conspiracy . Fable III . Fighters Uncaged . Hasbro Family Game Night 3 . Rock Band 3 . SBK X . Shaun White Skateboarding . Star Wars The Force Unleashed II . The Sims 3 . Tony Hawk Shred . WWE Smackdown vs Raw 2011
As datas de lançamento dos jogos citados acima estão sujeitas à alteração.
Após o lançamento de "Vanquish", que chegou às lojas norte-americanas no dia 19 de outubro, o acordo de parceria de quatro jogos entre a produtora Platinum Games e a distribuidora Sega chegou ao fim. O futuro da distribuição de jogos da Platinum, entretanto, pode continuar com a casa de Sonic, segundo as intenções da produtora.
Em recente entrevista ao site Develop, o produtor executivo da Platinum, Atsuhi Inaba, as conversas com a Sega estão caminhando e abertas para uma possível extensão de contrato."Nós realmente fizemos um contrato para a publicação de quatro títulos. A parceria foi muito boa, e agora estamos conversando com a Sega, mas não há nada de concreto que possamos dizer neste momento", explica.
De acordo com Inaba, o grande diferencial da parceria com a Sega foi a liberdade que a distribuidora deu aos produtores para criarem tudo o que desejavam, o que certamente pesará na renovação do contrato. "Quando nós criamos a Platinum, obviamente conversamos com uma série de distribuidoras, e a Sega foi a que nos deixou mais a vontade para desenvolver os jogos. Penso que a parceria foi um sucesso e sou muito grato pelo suporte que eles nos deram", explicou.
"Sobre o futuro da parceria, obviamente, não é algo que possamos decidir sozinhos. Há dois lados, o nosso e o deles, mas se a Sega nos pedir para criar algo certamente aceitaremos a oferta", finaliza.
Os quatro jogos lançados pelo contrato de parceria entre a Platinum Games e a Sega foram, respectivamente, MadWorld (Wii), Infinite Space (DS), Bayonetta e Vanquish, ambos para PlayStation 3 e Xbox 360.
Após aproximadamente um ano no mercado, o portátil PSPgo teve sua primeira redução de preço nos Estados Unidos e no Japão. De acordo com a Reuters, as alterações ocorrerão ainda no mês de outubro.
Lançado inicialmente por US$ 249 nos Estados Unidos e 26.800 ienes no Japão, o portátil passa a custar US$ 199 e 16.800 ienes, respectivamente. O site Amazon.com é um dos que já adota o novo preço para o videogame.
O PSPgo é o mais recente modelo do portátil da Sony, mais leve e compacto. No entanto, é alvo de crítica por ser mais caro e por não possuir o leitor de UMD. Dessa forma, os jogadores não têm como aproveitar os jogos já comprados em disco.
De acordo com a Sony, cerca de 61 milhões de unidades do portátil PSP já foram vendidas desde 2004, ano em que o videogame chegou às lojas.
"Breach", o jogo de tiro em primeira pessoa que incentiva a destruição dos cenários chega apenas no início de 2011 para o Xbox 360 e PC, mas a produtora Atomic Games anunciou uma nova modalidade de jogo, intitulada "Hardcore Mode", que conta algumas particularidades visando os jogadores mais experientes.
Segundo a nota divulgada pelo site Gamespy, este novo modo de jogo foi feito após algumas organizações governamentais dos Estados Unidos solicitarem aos produtores a possibilidade de adaptá-lo para simulação e treinamento de soldados. Desta forma, o "Hardcore Mode" prevê uma experiência mais realista do tiroteio e física da destruição do que no jogo tradicional, e pode ser incluído em qualquer um dos mapas e tipos de jogo existentes no game.
Segue abaixo as principais novidades previstas no "Hardcore Mode", segundo o site oficial do jogo:
. Novo modo de jogo "Sole Survivor": Cada jogador terá direito a apenas uma vida, sem chance de retornar ao jogo, o obrigando a se movimentar e atirar com mais cautela e precisão do que em outros games do gênero;
. Menos informação na tela: O cenário de jogo ficará mais limpo, e mostrará menos informações, como a quantidade de balas da arma;
. Sistema de mini mapa desabilitado: Sem a visualização do mapa, o jogador terá de decorar os caminhos e atalhos sem qualquer tipo de ajuda visual a não ser os próprios componentes do cenário;
. Sistema de rastreamento de inimigos mortos desabilitado: Ao desabilitar esse modo, o jogador não terá acesso a informações referente aos inimigos que eliminou, deixando as locações do assassinato escondidas aos outros jogadores;
.Sistema de dano modificado: Um sistema de danos mais realista e implacável será incluído para todas as armas, interferindo completamente na mecânica conforme a escolha do modelo que o jogador utiliza.
Menos polêmicas, mais destruição
"Breach" é um jogo essencialmente multiplayer e baseado em classes. O game traz como personagens agentes da divisão de atividades especiais da CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos. Há cinco arquétipos de personagens para escolher, com 23 tipos de armas. São quatro mapas e quatro modalidades de jogo, e o game conta com sistema de cobertura e ambientes destrutíveis.
A Atomic Games ficou famosa ao anunciar "Six Days in Fallujah", baseado na Guerra do Iraque, e colecionou críticas com o projeto. A Konami desistiu de lançar o jogo e, por ora, nenhuma editora se propôs a bancar o projeto. Já "Breach" tem distribuição da própria Atomic Games é esperado para janeiro de 2011, em versões para Xbox Live, do Xbox 360 e PC. Uma conversão para PlayStation 3 está nos planos da Atomic Games, porém sem previsão de lançamento.
A Eletronic Arts divulgou que o jogo de corrida da Criterion Games, "Need for Speed: Hot Pursuit", vai ter sua versão de demonstração disponível nesta terça-feira (26) nas redes Xbox Live Marketplace e PlayStation Network. Porém, segundo comunicado oficial, a demonstração "acaba" no dia 9 de novembro.
A demo dá acesso ao modo online, permitindo aos jogadores "perseguição policial no evento Dark Horse, acelerar em rodovias costeiras e cordilheiras montanhosas". Além disso, é permitido utilizar a rede social "Autolog", que permite recomendações e interações com outros jogadores, baseados em suas redes sociais.
Ao baixar e jogar a demo, os jogadores receberão 500 pontos que poderão ser usados para destravar eventos e veículos no jogo em sua versão final.
A Electronic Arts não explica o que será eliminado quando a demonstração chegar ao fim, se é o modo online, o acesso à rede Autolog ou mesmo o todo o acesso ao conteúdo baixado para o console.
Polícia e ladrão moderno
Em desenvolvimento para Xbox 360, PC e PlayStation 3 e com lançamento marcado para 16 de novembro, "Hot Pursuit" leva até os jogadores muita adrenalina nas perseguições policiais que marcaram o título original, lançado para PlayStation e PC em 1998. Doze anos depois, a Criterion revoluciona adicionando visuais de última geração e uma opção online chamada Need for Speed AutoLog.
O sistema Need for Speed AutoLog permite que os jogadores comparem as estatísticas obtidas nas corridas automaticamente e joguem partidas juntos ou contra. Segundo os produtores, "a rede promete estabelecer um cenário definitivo para a competição social online por meio da conectividade entre os jogadores".
Uma versão para Wii está produção pela Exient, mas sem a funcionalidade Autolog.
A Nintendo divulgou por comunicado oficial que vendeu mais de 65 milhões de unidades do controle Wii Remote nos Estados Unidos até o final de setembro.
Os números, fornecidos pelo grupo NPD, empresa de estudo de mercado de jogos eletrônicos no país, revelam que foram vendidos 65,3 milhões do controle desde o lançamento do console em 2006, o que resulta numa média de 46 mil controles vendidos por dia, nestes últimos quatro anos.
A empresa também reportou que foram vendidos 52,9 milhões de unidades do Nunchuk nos Estados Unidos, durante o mesmo período.
Confira abaixo a relação completa da venda dos controles:
. 30,41 milhões com o console Wii . 12,92 milhões com Wii Play . 18,56 milhões de controles brancos avulsos . 2,44 milhões controles pretos avulsos . 467.500 controles rosas avulsos . 465.200 controles azuis avulsos
Recentemente, a Big N também anunciou o lançamento do controle Wii Remote Plus, que já vem com o acessório MotionPlus embutido, nas cores branco, preto, azul e rosa, pelo preço de US$ 39,99. O controle também pode ser comprado junto com o game "FlingSmash", por US$ 49,99, com data de lançamento para 7 de novembro.
A Nintendo é reconhecida no mercado de portáteis há tempos, mas para alguns o mesmo não ocorre quando o assunto é plataforma. Os próprios executivos da empresa parecem concordar com isso, chegando a dizer que a Apple é mais preocupante do que a Microsoft.
"Se eu penso que num futuro próximo eles [da Apple] podem nos atingir mais do que a Microsoft? Sem dúvidas", declarou Reggie Fils-Aime, presidente da divisão americana da Nintendo, ao site da revista Forbes.
O executivo também disse que os concorrentes da Nintendo são gerados de acordo com o tempo, e são bem variados. "Disputo com a Zynga [empresa responsável por "Mafia Wars"], com o conteúdo disponível na internet e com o jornal", comentou Fils-Aime.
Vale lembrar que a quantidade de jogos de peso disponíveis na loja virtual da Apple, a Apple Store, colocam os periféricos da empresa como grandes concorrentes do principal portátil da Nintendo, o Nintendo DS.
Pacote comemorativo de 10 anos do PS2 acompanha jogo "Toy Story 3: The Game" O PlayStation 2 comemora dez anos desde o seu lançamento na América do Norte no próximo dia 26 e, para celebrar a data, a Sony prepara um pacote especial do console por lá, intitulado "Toy Story 3 PlayStation 2 Bundle".
Como o nome sugere, o pacote inclui, além do console e um controle Dual Shock 2, o jogo baseado no novo desenho da Disney/Pixar, "Toy Story 3", e custa US$ 99.
No Brasil, no entanto, ainda não há previsão de que este ou algum outro pacote comemorativo ao aniversário de dez anos seja lançado, já que o console chegou oficialmente ao país somente em 2009. Com o novo pacote a Sony planeja oferecer diversão familiar a um preço acessível.
"Próximo de completar dez anos desde seu lançamento, o PlayStation 2 continua sendo uma força no mercado de videogames, atualmente presente em mais de 146 milhões de lares no mundo todo. Por US$ 99, o console oferece um grande valor de entretenimento para novos jogadores e famílias pelo seu leitor de DVD e pela vasta biblioteca com mais de 2 mil títulos", diz Ami Sheth, executivo de marketing responsável pelo PlayStation 3 ao blog oficial da marca.
Lançado no dia 26 de outubro de 2000 nos Estados Unidos, o PlayStation 2 ainda é comercializado mesmo após o lançamento da terceira geração da família de videogames da Sony, o PlayStation 3. Atualmente, é o videogame mais vendido da história, com 146 milhões unidades comercializadas em todo o planeta.
No Brasil, o console começou a ser vendido oficialmente pela Sony em outubro de 2009, e atualmente custa R$ 699.
A Konami anunciou nesta quinta-feira (21) as datas de lançamento de "Pro Evolution Soccer 2011" para PC, PS3, Wii, PSP e PS2 e X360 no Brasil. Enquanto os jogos para o portátil PSP e para o PlayStation 2 estarão disponíveis em 2 de novembro, os donos de Wii terão de esperar um pouco mais, já que o jogo do console sai apenas no dia 30 de novembro.
Todas as versões do jogo lançadas no mercado nacional terão comentários em português do Brasil de Silvio Luiz (narração) e Mauro Beting (comentários).
O valor da versão brasileira de "Pro Evolution Soccer 2011" é variável de acordo com a plataforma. A versão de PC é a mais barata (R$ 49), seguida pela de PlayStation 2 (R$ 59). Já os donos dos consoles Wii, PlayStation 3 e Xbox 360 terão de desembolsar R$ 199. Finalizando, o jogo para o portátil PSP custa R$159.
Segundo a Konami, a versão oficial de "Pro Evolution Soccer 2011" para PC, PlayStation 3 e Xbox 360 já está disponível nos Estados Unidos e chega ao Brasil dentro de poucos dias.
Copa Libertadores
Outra das grandes novidades de "PES 2011" é a inclusão da Copa Libertadores da América. Trata-se do mais importante torneio das Américas, que vale vaga para o Mundial Interclubes. Nela, participam os vencedores de campeonatos nacionais de países como Brasil e Argentina, além de times do México, que entram como convidados.
Os times brasileiros confirmados são Cruzeiro, Internacional, Corinthians, São Paulo e Flamengo, que participaram da edição 2010 da Copa Libertadores da América.
A Konami já detém a licença da UEFA Champions League, o mais importante campeonato interclubes da Europa. Essa modalidade apareceu nas edições "2009" e "2010" de "Pro Evolution Soccer".
Apesar de "Gran Turismo 5" sofrer novo atraso em seu lançamento, os fãs da série que visitarem o 26º Salão Internacional do Automóvel em São Paulo poderão experimentar o jogo em um estande preparado pela Livraria Saraiva em parceria com a Sony e a Warner Games.
Segundo os organizadores, o Espaço Saraiva mostrará os últimos lançamentos da Warner e da Sony, e além de "Gran Turismo 5", o recém lançado jogo de corrida F1 2010 estará presente, ambos em versões jogáveis.
O estande funcionará no dia 27 de outubro, das 14h às 22h, em 28 de outubro até 6 de novembro das 13h às 22h e no dia 7 de novembro, das 11h às 19h.
Serviço: Salão internacional do Automóvel Onde: Pavilhão de Exposições do Anhembi Av. Olavo Fontoura, 1209, Parque Anhembi, Santana. São Paulo-SP Quando: De 27 de Outubro a 7 de novembro
Realismo a toda prova
Entre muitas atrações, "Gran Turismo 5" prevê 20 pistas, com 60 configurações de trajeto, além de multiplayer online, álbum de fotos e de replays, inclusive uma opção para publicar os vídeos diretamente no site Youtube.
O modo de fotografia permite captar imagens durante a corrida, como antes, mas também há um ambiente específico para isso. O Gran Turismo TV também está de volta, e agora permite ver os vídeos no PSP. A versão nacional do quinto jogo tem preço definido em R$ 199 e não terá a opção de idioma para o português do Brasil, mas contará com o português de Portugal. Dessa forma, todos os menus, descrições de pistas, peças e interface do simulador de corrida poderão ser compreendidos sem maiores dificuldades.
Segundo informações divulgadas no blog oficial do PlayStation, o aguardado simulador de corridas tem previsão de chegar ao mercado antes do Nata
Propaganda brasileira em "Dirt 2" é um exemplo de publicidade em jogos. A Microsoft anunciou que a Massive, subsidiária da empresa e responsável por disponibilizar ferramentas para companhias que desejam divulgar propagandas em jogos, será fechada.
"A princípio esse anúncio é a nossa decisão de trabalhar mais próximos à Interactive Entertainment Business na Microsoft para continuar desenvolvendo e expandindo a tecnologia Massive, e encontrando o que é necessário para as nossas principais parceiras de propagandas operarem em meios como a Xbox Live e MSN Games", comentou Rik Van Der Kooi, vice-presidente coorporativo da divisão de propagandas da Microsoft.
Apesar de não ter divulgado a data oficial do fechamento da empresa, a Microsoft ainda deve manter alguns funcionários para cumprir os contratos com alguns clientes que têm propagandas para circular até o final do ano.
Passado histórico
A Massive foi comprada pela Microsoft em 2006 por um valor entre US$ 200 e US$ 400 milhões. Em 2009, várias pessoas foram demitidas de seus cargos, ainda que a empresa tenha declarado que as vendas de espaço para campanhas ultrapassaram as expectativas no primeiro trimestre do ano em questão.
Uma das principais campanhas da Massive foi realizada em 2008, quando o então candidato à presidência dos Estados Unidos Barack Obama teve uma série de anúncios de sua campanha presidencial divulgados em "Burnout Paradise".
A assinatura gratuita da rede Xbox Live, conhecida pelos usuários como Prata, trocou de nome e agora se chama Grátis. O anúncio foi feito em mensagem publicada no Twitter por Graeme "AceyBongos" Boyd, gerente de comunidade do Xbox para a Europa.
A troca de nome faz parte do sistema de renovação do site Xbox.com, que a partir de agora exibe as assinaturas em três grupos diferentes: Grátis, Gold e Gold Family, sendo que o último, ideal para os que desejam uma conta diferente para cada membro da família por um preço menor, ainda não está disponível.
As funcionalidades apresentadas pela versão Free são as mesmas que estavam disponíveis na assinatura Prata.
Novidades na rede
Disponível desde a última quarta-feira (20), o site Xbox.com conta com novas funcionalidades, como a edição de avatares na web e pré-visualização de itens antes de comprar, melhorias das notificações das contas, sistema de relatório familiar para entender como os membros da família estão utilizando a Live, jogos online que podem ser jogados com colegas através da conta Live ou pelo Windows Phone 7, um sistema melhorado de busca no site, entre outros.
A mudança também prepara para o lançamento oficial da rede online Xbox Live em nove novos territórios, o Brasil incluso, com previsão para o dia 10 de novembro. Os outros oito países são: Rússia, Polônia, África do Sul, Grécia, República Tcheca, Hungria, Colômbia e Chile.
Disponibilizado na última atualização realizada na PlayStation Store, em 12 de outubro, o pacote "Hunting and Trading" para "Red Dead Redemption" foi lançado com algumas falhas, que são corrigidas ao baixar o novo arquivo do extra.
De acordo com o blog europeu do PlayStation, os jogadores podem ter problemas como missões que não são iniciadas ou retorno dos dias corridos no jogo.
"Se você foi afetado por um desses problemas, verifique o status 'Days Passed'. Se ele tiver sido reiniciado para -2 ou apareça em quantidade menor do que você realmente jogou, então essa é a causa das anormalidades", explicou a Sony.
Para corrigir as falhas, a empresa solicita aos jogadores que apaguem a versão antiga do extra (de 15 MB) utilizando o menu principal do console e baixem o arquivo de 59 MB. Tal procedimento não afeta o game salvo ou o progresso na aventura principal e pode ser visto na página com a nota original (site em inglês).
Até o fechamento desta notícia, o blog americano do PlayStation não havia feito um pronunciamento oficial sobre o problema.
Estilo conta - e muito
Com a chegada do extra duas vestimentas foram adicionadas ao guarda-roupa, a Sawy Merchant e a Expert Hunter. Além de trazer desafios próprios, elas concedem bônus para o personagem: a primeira permite comprar armas e munição por preços mais baixos, enquanto a outra dá mais itens ao matar um animal.
O pacote também adicionou um novo animal, Jackalope, e um arquivo que dá aos que não têm os extras "Liars and Cheats" e "Legends & Killers" a habilidade de ver jogadores que estejam se aventurando como personagens de "Red Dead Revolver" ou da campanha principal de "Red Dead Redemption".
Segundo informações do analista de mercado dos Estados Unidos Doug Creutz, da empresa Cowen & Company, o jogo "Guitar Hero: Warriors of Rock" vendeu apenas 86 mil cópias em território norte-americano, em sua primeira semana de vendas.
O número, baseado nas vendas de todas as plataformas em que o jogo foi lançado, representa uma queda significativa para a franquia musical da Activision. Como apontado pelo site Eurogamer, o jogo anterior "Guitar Hero 5" vendeu 499 mil unidades em seu primeiro mês em 2009, "Guitar Hero: World Tour" ficou com 500 mil cópias em sua primeira semana em 2008, e o recorde é de "Guitar Hero 3", com 1,4 milhão de unidades vendidas em cinco dias, em 2007.
Os números se encaixam com a previsão da Cowen & Company em 2009, que disse que o interesse do público em jogos de música continuaria a diminuir após "Guitar Hero 3".
No começo do ano, Alex Rigopulos, executivo-chefe da Harmonix, afirmou que os jogos musicais ainda não chegaram ao seu momento máximo. A Harmonix vai lançar o seu novo "Rock Band 3" no dia 29 de outubro para PS3, X360, Wii e Nintendo DS.
"Guitar Hero: Warriors of Rock" foi lançado em 28 de setembro para PlayStation 3, Xbox 360 e Wii.
Guerreiros do último volume
"Guitar Hero: Warriors of Rock" importa canções dos games anteriores - "World Tour", "Smash Hits" e "Guitar Hero 5" - e de "Band Hero". Eventuais conteúdos por download antigos também poderão ser utilizados nesta versão, com exceção das músicas do guitarrista Jimi Hendrix, já que estas tem agora exclusividade com a série "Rock Band".
Não haverá mais celebridades jogáveis, mas astros do rock aparecerão durante a história para auxiliar o jogador. Os personagens tradicionais, como Axel Steel, Johnny Napalm e Judy Nails estão presentes, e podem se transformar em feras. Lars Ümlaüt, por exemplo, se transforma num demônio similar a um porco, fazendo referência a "War Pigs", clássico do Black Sabbath.
A distribuidora Nicalis anunciou que uma versão corrigida de "Cave Story", para Wii, está disponível para download na WiiWare, a rede de distribuição de jogos para o console da Nintendo.
A versão em questão traz suporte ao controle de GameCube e alterações nas músicas, além de melhoria no efeito de digitação de texto. Os modos adicionais, que antes estavam acessíveis desde o começo do jogo, agora são desbloqueáveis.
Cautela é benvinda
Em "Cave Story" o jogador controla Quote, que acorda em um mundo estranho equipado apenas com uma arma. Aos poucos, você vai descobrindo as verdades por trás deste universo habitado por criaturas hostis e um povo que passa a confiar no protagonista, enviando-o para missões importantes.
Tal como "Super Metroid", Quote ganha novas armas e habilidades ao longo da aventura, permitindo que ele acesse novas áreas, ganhe resistência e enfrente inimigos mais poderosos. Ao coletar os itens derrubados pelos oponentes derrotados, você preenche um medidor que, quando cheio, aumenta um nível de eficiência da arma equipada, sendo possível chegar até o nível três. Ao ser atingido por um oponente, porém, ela diminui um nível.
Desta forma, "Cave Story" incentiva o jogador a ser cauteloso, principalmente nos momentos em que a tela se enche de oponentes ou com um chefe gigantesco. Há uma grande variedade de armas e habilidades especiais que permitem que Quote dê longos saltos, flutue ou seja lançado a longas distâncias, propiciando um jogo repleto de exploração e momentos de ação intensa.
De acordo com o site 1UP, desenvolvedores do estúdio Blitz Games, empresa que desenvolveu jogos como "Fuzion Frenzy" e "Karaoke Revolution", afirmam que o Kinect, acessório com sensor de movimentos do Xbox 360, teve uma atualização de programa pra resolver os problemas de detecção de movimentos dos jogadores sentados.
Segundo o diretor técnico da Blitz Games, Andrew Oliver, a atualização acabou com o problema que impedia que jogadores sentados participassem da jogatina. "Há alguns meses, eles mudaram diversas ferramentas de detecção de lugar e vários desenvolvedores pensaram 'Oh meu Deus! Está tudo quebrado!', mas esta nova causou uma impressão melhor 'Oh, atualmente é mais prático!'".
Oliver explicou que o Kinect agora detecta o limite do pescoço como o primeiro ponto de detecção do jogador. Antes da atualização da Microsoft, o dispositivo foi configurado para pegar a parte superior do tronco como o ponto base de detecção. "Isto significa que o seu corpo se confundia com o sofá, as pernas estavam 'escondidas', não importando se seus braços e mãos continuassem funcionando", explica.
O sensor de movimentos do Kinect que chegou aos desenvolvedores apresentou numerosos problemas para reconhecer movimentos de jogadores sentados. A Microsoft, por outro lado, assegura que os consumidores podem ficar tranquilos, já que diversas produtoras já criaram experiências tendo em mente os jogadores sentados.
Xbox 360 em movimento
O Kinect é um acessório para o Xbox 360 que permite aos jogadores interagirem com o videogame sem a necessidade do controle. O sistema funciona com uma câmera de aproximadamente 23 cm de comprimento horizontal, que permite o alcance de até 2,7 metros de altura e 4 metros de profundidade. O reconhecimento de objetos e o destaque das pessoas serão ajustáveis através de um software.
Com preço confirmado de US$ 149,99, o Kinect chega aos Estados unidos em 4 de novembro, e na Europa no dia 10 do mesmo mês.
A produtora Bethesda anunciou que o primeiro pacote de conteúdo para "Fallout: New Vegas" será exclusivo para Xbox 360. A data de lançamento, o preço e o conteúdo apresentado não foram divulgados.
"Estamos felizes em continuar a parceria entre Bethesda e Microsoft, baseados no mesmo caminho de sucesso dos adicionais lançados para 'Fallout 3' no Xbox Live", disse Pete Hines, executivo da Bethesda.
Caos em Vegas
"New Vegas" não é uma continuação de "Fallout 3", RPG de ação que é considerado um dos melhores lançamentos de 2008, mas mais um game que se passa no universo de "Fallout".
Desta vez o cenário é Vegas, uma cidade encravada no meio do deserto, assim como Las Vegas. É nesse lugar cheio de néons que se desenvolve a ação e humor pós-apocalípticos pelos quais a franquia é conhecida.
"Fallout: New Vegas" está em desenvolvimento para PC, PlayStation 3 e Xbox 360 e chega às lojas norte-americanas em 19 de outubro.
Demonstração do Kinect, sistema de movimento da Microsoft para o Xbox, durante a Tokyo Game Show. A Microsoft deve gastar US$ 500 milhões em publicidade do novo videogame da companhia, o Kinect. As informações são do jornal "The New York Post" desta segunda-feira (18).
O Kinect é um acessório cujo controle ocorre apenas pelos movimentos dos usuários. Antes denominado Project Natal, a expectativa sobre o Kinect tem sido grande.
Grandes marcas e revistas nos EUA vêm comentando o console, cujo lançamento está planejado para o final deste ano.
A previsão também inclui o Brasil, segundo anunciou a Microsoft.Fonte Folha de São Paulo.
A Microsoft revelou a lista com os 17 títulos que serão lançados simultaneamente com o acessório de movimentos Kinect, previsto para o dia 4 de novembro nos Estados Unidos.
O Kinect será vendido junto com um pacote com o Xbox 360 e o jogo "Kinect Adventures" pelo preço de US$ 299,99, ou apenas o acessório com o jogo pelo valor de US$ 149,99.
Confira a lista dos 17 jogos e seus valores abaixo:
. "Kinect Adventures" (incluso no Kinect) - . "Kinectimals" - US$49,99 (edição especial US$59,99) . "Game Party: In Motion" - US$39,99 . "Harry Potter and the Deathly Hallows Part 1 The Videogame" - US$49,99 . "Your Shape: Fitness Evolved" - US$49,99 . "Dance Central" - US$49,99 . "The Biggest Loser Ultimate Workout" - US$49,99 . "DanceMasters" - US$49,99 . "EA Sports Active 2" - US$99,99 . "Zumba Fitness" - US$49,99 . "Kinect Sports" - US$49,99 . "MotionSports" - US$49,99 . "Deca Sports Freedom" - preço a ser anunciado . "Kinect Joy Ride" - US$49,99 . "Adrenalin Misfits" - US$49,99 . "Fighters Uncaged" - US$49,99 . "Sonic Free Rider" - US$49,99
Xbox 360 em movimento
O Kinect é um acessório para o Xbox 360 que permite aos jogadores interagirem com o videogame sem a necessidade do controle. O sistema funciona com uma câmera de aproximadamente 23 cm de comprimento horizontal, que permite o alcance de até 2,7 metros de altura e 4 metros de profundidade. O reconhecimento de objetos e o destaque das pessoas serão ajustáveis através de um software.
Com preço confirmado de US$ 149,99, o Kinect chega aos Estados unidos em 4 de novembro, e na Europa no dia 10 do mesmo mês.
A segunda quinzena de outubro chega com boa parte dos principais lançamentos do mês e alguns dos games mais fortes para esta temporada de fim de ano.
O dono da bola, literalmente, é "Pro Evolution Soccer 2011", que aporta em edições para PlayStation 3, Xbox 360 e computadores disposto a combater "FIFA 11" pelo título de melhor game de futebol. Dentre as armas, licenças oficias da Copa Libertadores da América, cinco times brasileiro (Corinthians, Flamengo, Cruzeiro, Internacional e São Paulo) e narração em português de Silvio Luiz com comentários de Mauro Beting.
Outra das principais estrelas é "Vanquish", para PlayStation 3 e Xbox 360, frenético game de ação da Sega produzido pelo estúdio Platinum, o mesmo do elogiado "Bayonetta". Desta vez, a aventura tem como protagonista Sam, um pesquisador que utiliza um arrojado traje robótico e desempenha papel fundamental em um tenso conflito entre Estados Unidos e Rússia.
Boa parte da ação se desenrola em tiroteios contra hordas de robôs de variados tamanhos e poderes e, claro, o herói conta com vários movimentos cheios de estilo para enfrentá-los, como o poder de fazer tudo se mover em câmera lenta.
Também para os consoles de alta definição, outro promissor lançamento é "EA Sports MMA", game de luta que causou o lançamento adiantado de "FIFA 11" - a Electronic Arts aposta muito nesta produção, por isso reservou o fim de outubro, período mais forte em vendas, para ele. "MMA" apresenta dezenas de lutadores famosos dos ringues de verdade, incluindo um punhado de brasileiros e até arenas em nosso país. Nos controles, a promessa é de um sistema simples e intuitivo, mas capaz de permitir estratégias complexas.
"Fallout: New Vegas" também chega no PS3 e X360, assim como PC, e utiliza a mesma mecânica do aclamado RPG pós-apocalíptico "Fallout 3". O enredo desta vez, porém, mostra outros lugares e eventos, além de contar com alguns ajustes nos controles que devem atiçar a curiosidade até dos fãs mais experientes.
O Wii, por sua vez, brinda a chegada de "Kirby's Epic Yarn", nova aventura da bolota rosa que aqui ganha visual de tricô e poderes dos mais diversos, podendo até virar veículos. Enquanto isso, o PSP recebe "Dragon Ball Z: Tenkaichi Tag Team", que promete lutas frenéticas entre os conhecidos heróis e vilões da franquia, mas agora com opções para formar equipes.
Veja a lista dos jogos que serão lançados nos EUA nos próximos dias:
DS . Bakugan: Defenders of the Core . Cabela's Dangerous Hunts 11 . Cosmos Chaos . Farmtopia . I Love Puppies . My First Dollhouse . Sesame Street: Cookie's Counting Carnival . Sesame Street: Elmo's A-to-Zoo Adventure . Smart Girl's Playhouse Party
Wii . Active Life: Explorer . Bakugan: Defenders of the Core . Cabela's Dangerous Hunts 11 . Canada Hunt . Cars Toon: Mater's Tall Tales . CSI: Fatal Conspiracy . DJ Hero 2 . Dragon's Lair Trilogy . Flip's Twisted World . I Spy Spooky Mansion . Kirby's Epic Yarn . NBA 2K11 . Sesame Street: Cookie's Counting Carnival . Sled Shred featuring the Jamaican Bobsled Team
PC . Arcania: Gothic 4 . Fallout: New Vegas . Pro Evolution Soccer 2011
PS3 . Bakugan: Defenders of the Core . Cabela's Dangerous Hunts 11 . DJ Hero 2 . EA SPORTS MMA . Fallout: New Vegas . Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 2 . Power Gig: Rise of the SixString . Pro Evolution Soccer 2011 . Rock Of The Dead . Saw II: Flesh & Blood . SBK X . The Shoot . Time Crisis Razing Storm . Vanquish
PSP . Bakugan: Defenders of the Core . Blazing Souls: Accelate . Dragon Ball Z: Tenkaichi Tag Team
Xbox 360 . Arcania: Gothic 4 . Bakugan: Defenders of the Core . Ben 10: Ultimate Alien . Cabela's Dangerous Hunts 11 . DJ Hero 2 . EA SPORTS MMA . Fallout New Vegas . John Daly's Prostroke Golf . Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 2 . Power Gig: Rise of the SixString . Pro Evolution Soccer 2011 . Rock Of The Dead . Saw II: Flesh & Blood . SBK X . Vanquish
As datas de lançamento dos jogos citados acima estão sujeitas à alteração. Não há previsão de novidades para PlayStation 2 de acordo com o calendário das principais revendas de jogos norte-americanas.
O site oficial do Xbox no Brasil revelou que a rede online Xbox Live será lançada oficialmente no território nacional em 10 de novembro. o serviço chega ao país nesta data junto com outros 8 territórios: Rússia, Polônia, África do Sul, Grécia, República Tcheca, Hungria, Colômbia e Chile.
No entanto, por enquanto, ainda não foi revelado o valor necessário para ter a conta Ouro, que oferece serviços exclusivos (a versão Prata é gratuita).
Informações mais esmuiçadas, como detalhes do conteúdo da Xbox Live nacional, bem como os preços, devem ser revelados numa coletiva que a Microsoft prepara para o começo de novembro.
A companhia alega que a Live tem 25 milhões de usuários no mundo inteiro. A rede online oferece diversos tipos de conteúdos, como vídeos, demonstrações de jogos e conteúdos adicionais (chamado oficialmente de Complemento de Jogos, que podem ser gratuitos ou não).
Na versão paga, é possível jogar online com outros usuários, além de trazer diversas vantagens, como um período exclusivo para baixar demonstrações de jogos.
Quem já possui uma conta "estrangeira", pode migrar para a Live brasileira mantendo seus dados de perfil, conteúdos baixados, conquistas, gamerscore, saldo de créditos (MS Points) e o tempo de assinatura restante para usufruir as vantagens da conta Ouro.
A princípio, a migração de conta é irreversível e, como nem todos os conteúdos disponíveis lá fora estarão na Live nacional, a companhia aconselha fazer download de tudo no disco rígido ou num pendrive, antes de fazer a mudança para a Live nacional.
Conteúdo localizado
Como mencionado, não há preços divulgados para a assinatura de conta Ouro ou para a compra de MS Points, a moeda corrente da Live. A companhia diz, em sua página de "perguntas mais frequentes", que está "trabalhando para oferecer valores compatíveis com os outros mercados" (nos Estados Unidos, a anuidade da conta Ouro sai por US$ 50) e que os "cartões de Microsoft Points comprados fora do Brasil não estão garantidos que funcionem".
Sobre os serviços que existem lá fora, como o Netflix, Zune, Facebook e Twitter, a Microsoft diz que não pode revelar nada por enquanto, mas que está trabalhando para ativar esses serviços internacionais.
A Epic Games fechou uma parceria com a empresa TriOviz na incorporação da tecnologia 3D para o motor gráfico Unreal Engine 3, possibilitando o 3D estereoscópico em televisões que possuem o suporte ou para óculos coloridos (aqueles com filtros de azul e vermelho).
Com isso, é de se esperar que aumente a oferta de jogos em 3D e adicionando um atrativo ao motor gráfico da Epic. A TriOviz forneceu a tecnologia que adicionou uma modalidade em 3D na versão "jogo do ano" de "Batman: Arkham Asylum".
Quando perguntando se os jogos da Epic virão em 3D, o vice-presidente da empresa, Mark Rein, respondeu que "isso não faz parte do anúncio" e que a implementação do 3D definitivamente não foi a razão de "Gears of War 3" ter sido adiado, pois leva apenas uma semana para integrar a opção 3D em um game com a Unreal Engine 3. Segundo ele, o adiamento do jogo foi uma decisão de negócios da Microsoft.
Porém a opção 3D para os desenvolvedores não será de graça e eles ainda terão que licenciá-la para o lançamento de um jogo, como deixou claro Grady Hannah, diretor de negócios de desenvolvimento da TriOviz.
Hannah também disse que não é uma opção de apenas ligar e pronto, o jogo fica em 3D. A equipe de desenvolvimento terá que trabalhar em cima em questões técnicas e design, como ângulos de câmeras, efeitos 3D de objetos e itens com profundidades diferentes em um cenário e assim por diante. "É preciso pensar em 3D", disse ele.
Rein ressaltou que a Unreal Engine possui suporte ao 3D, mas apenas para jogos de PC com suporte ao 3D Vision da Nvidia. Jogos para PlayStation 3 e Xbox 360 vão precisar licenciar a tecnologia.
O jogo de horror de sobrevivência "Dead Rising 2" ganha nesta terça-feira (12) o conteúdo adicional para download "Psychopath Skills Pack". Disponível nas redes Xbox Live, do Xbox 360 e PSN, do PlayStation 3, o pacote é vendido por US$ 2 (160 MS Points na Live).
O pacote dá ao herói Chuck Greene a habilidade de se tornar um verdadeiro assassino serial de filmes de terror.
Com uma máscara similar à de Jason, protagonista da franquia "Sexta-Feira 13", Chuck sofrerá menos dano se atingido com armas específicas utilizadas por psicopatas de filmes de terror, como machado, facão de açougueiro, serra elétrica entre outros. Além disso, todos os golpes desferidos por Chuck utilizando essas armas causarão mais dano do que o normal em seus inimigos.
O próximo pacote de conteúdo programado para "Dead Rising 2" é o "Soldier of Fortune Pack". Com lançamento previsto para 19 de outubro, este conteúdo duplica a munição e aperfeiçoa a mira de tiros no corpo e na cabeça quando Chuck utiliza armas automáticas.
Zumbis em uma cidade do pecado
"Dead Rising 2" é a continuação do jogo original lançado para Xbox 360 em setembro de 2006 que mostra a luta de pessoas comuns a um ataque de zumbis. A grande novidade de "Dead Rising 2" é a possibilidade de unir dois objetos e construir armas improvisadas. É possível colocar uma serra elétrica numa moto, e sair atropelando e cortando os zumbis que estiverem no caminho. Uma pistola de água abastecida com gasolina vira um lança-chamas.
"Dead Rising 2" se passa alguns anos após os incidentes num shopping center em Willamette, Colorado. Agora, o vírus que transformou os habitantes da cidadezinha em zumbis se espalhou pelos Estados Unidos. O cenário, agora, é Fortune City, um "paraíso dos jogos de aposta".
Com versões para PC, Xbox 360 e PlayStation 3, "Dead Rising 2" foi lançado em 28 de setembro nos Estados Unidos e 1º de outubro na Europa.
A Activision anunciou novas faixas vendidas por download para "Guitar Hero: Warriors of Rock" vindas do clássico musical "Rocky Horror Picture Show!" Além disso, três músicas são exclusivas para a versão de Xbox 360 do game - e temporariamente gratuitas para assinantes Ouro da Live.
A partir desta terça (12), os jogadores da edição para Xbox 360 podem baixar o pacote "Rocktober Track Pack", contendo canções das bandas Disturbed, Muse e My Chemical Romance.
O pacote sai por 440 MS Points (US$ 5,50) e as faixas individuais, por 120 MS Points (US$ 2), mas quem é assinante Ouro da Live pode baixar as faixas gratuitamente até o dia 19.
Em 26 de outubro será lançado, para Xbox 360, PlayStation 3 e Wii, o pacote "Rocky Horror Picture Show", com três canções extraídas do filme homônimo de 1975, além de "Telephantasm", álbum do Soundgarden que já estava disponível somente para compra do álbum completo e que será vendidos por faixas individuais, a US$ 2 cada uma. O pacote de "Rocky Horror Picture Show" custa US$ 5,50, e as faixas separadas podem ser adquiridas por US$ 2 cada uma.
Confira a relação completa de pacotes e singles:
"Rocktober Track Pack" - 12 de outubro*
. Disturbed - "The Infection" . Muse - "Resistance" . My Chemical Romance - "Na Na Na"
* - Pacote exclusivo para Xbox 360 e gratuito para assinantes Ouro da Live até 19 de outubro
"Rocky Horror Picture Show! Track Pack" - 26 de outubro**
. "Hunted Down" . "Hands All Over" . "Outshined" . "Rusty Cage" . "Birth Ritual" . "My Wave" . "Spoonman" . "Black Hole Sun" . "Fell On Black Days" . "Burden in My Hand" . "Blow Up The Outside World" . "Black Rain
** - Faixas disponíveis para Xbox 360, PlayStation 3 e Wii
Guerreiros do último volume
"Guitar Hero: Warriors of Rock" importa canções dos games anteriores - "World Tour", "Smash Hits" e "Guitar Hero 5" - e de "Band Hero". Eventuais conteúdos por download antigos também poderão ser utilizados nesta versão, com exceção das músicas do guitarrista Jimi Hendrix, já que estas tem agora exclusividade com a série "Rock Band".
Não haverá mais celebridades jogáveis, mas astros do rock aparecerão durante a história para auxiliar o jogador. Os personagens tradicionais, como Axel Steel, Johnny Napalm e Judy Nails estão presentes, e podem se transformar em feras. Lars Ümlaüt, por exemplo, se transforma num demônio similar a um porco, fazendo referência a "War Pigs", clássico do Black Sabbath.
O diretor de marketing da produtora Danger Close Games, Craig Owens, responsável pelo novo "Medal of Honor", explicou ao site Joystiq a remoção dos talibãs do jogo.
Segundo Owens, o embargo promovido pela rede de lojas GameStop situadas em bases militares americanas AAFES (Army and Air Force Exchange Service) não foi o principal responsável. "A oposição veio a partir de uma geração mais velha que não entende de jogos, que dizia 'jogue como um talibã e mate soldados dos EUA'", mas ele admitiu "Ainda há, ao que parece, um grupo um pouco desconfiado de um jogo que ocorre em torno de um conflito ativo."
Owens acrescentou que "realmente o grande problema era jogar como soldados do talibã e matar tropas americanas. Então, basicamente, mudamos para 'Opfor' - que é um termo que eles [as Forças Armadas dos EUA] usam, alguns de nossos concorrentes usam - como forma de respeito". O AAFES, argumenta ele, não influenciou na decisão.
Ele também destacou que, durante o beta no começo deste ano, havia "cerca de 500.000 pessoas jogando, como o talibã, matando soldados dos EUA", sem uma única reclamação.
Owens espera que no futuro esse tipo de problema não se transforme em grandes questões em tudo. "É tudo um mal entendido. Eu penso que, eventualmente, caras como nós - eu tenho 42 anos - enquanto ficamos mais velhos, estamos nos tornando um mundo de jogadores que vão estar em todos os níveis e eu acho que tudo isso vai sumir". Agora, no entanto, ele vê o clima como de transição. "É apenas um desses pontos de transição, em que pessoas que não jogam acham que é só para crianças de 12 anos de idade e que o games são apenas diversão e passatempo e que nunca poderiam realmente contar uma história como um filme faz".
Owens pediu para as pessoas darem uma chance ao jogo antes de julgá-lo, adicionando mais uma vez que é "sempre com o respeito para as tropas", que "não é sobre o Afeganistão. Não é sobre o inimigo. É sobre o irmão ao seu lado". Ele também reiterou que a mudança afeta apenas os componentes multiplayer do jogo, "nós não mudamos nenhum pixel no jogo, exceto pelo nome, e só aparece algumas vezes no multiplayer", finalizou.
Dividindo opiniões
"Medal of Honor" mexeu com o sentimento de patriotismo do povo norte-americano ao dar a possibilidade de controlar representantes do regime talibã, do qual fazem parte os responsáveis pelo ataque ao World Trade Center ocorrido em 11 de setembro de 2001.
Recentemente, o jogo teve sua comercialização proibida em lojas instaladas dentro de bases militares americanas. A rede GameStop, que possui 49 unidades situadas em áreas do exército, já removeu todo o material promocional e cancelou as reservas registradas em seu sistema, indicando aos compradores outros locais de venda.
Tais demonstrações de protesto fizeram a Electronic Arts renomear o grupo rival do jogo, que agora atende por Forças Opositoras. Pressionada, a produtora foi contra a sua própria palavra, pois anteriormente havia declarado que as manifestações não mudariam os planos traçados para o game.
A Electronic Arts anunciou que "FIFA 11" já vendeu 2,6 milhões de cópias em sua primeira semana de comercialização na América do Norte e no Reino Unido, fazendo dele "o game com vendas mais rápidas entre os títulos da EA Sports".
De acordo com estimativas da produtora, o novo jogo arrecadou mais de US$ 150 milhões no período mencionado, colocando suas vendas 29% acima da última entrada na série, "FIFA 10". Não há dados referentes às aquisições em cada região mencionada.
Começa o jogo
"FIFA 11" traz chutes com efeitos como o "driven lob" (um chute forte com rotação para frente que cai rapidamente, que parece ideal para faltas que superam barreiras) e bolas enfiadas com rotação inversa, ou seja, com tendência de amortecer a velocidade quando toca no chão, facilitando a recepção do companheiro.
Uma perda em relação aos anos anteriores é a narração em português do Brasil (na edição para PC). A EA também descarta que a funcionalidade seja acrescentada futuramente por download.
"FIFA 11" está disponível em versões para PC, Xbox 360, PlayStation 3, Nintendo DS, PSP e Wii.
A Bungie anunciou nesta semana que 15 mil jogadores de "Halo: Reach" foram punidos por utilizar trapaças para ganhar créditos do jogo rapidamente. A punição em questão zera os créditos destes jogadores e ainda prevê o banimento por um dia aos que insistirem em trapacear.
Com bom humor, o moderador do blog da Bungie, conhecido como Ferrex, explicou a situação em uma notificação oficial: "estamos zerando os créditos de jogadores que foram identificados como 'os mais descarados abusadores' da modalidade Challenge". Segundo os produtores, estes jogadores utilizaram artifícios para manipular a conexão por mais de 20 vezes, o que se caracteriza como intencional.
O "Challenge" compõe uma coleção de desafios diários e semanais que oferecem pontos extras aos jogadores do modo multiplayer online, como por exemplo, matar uma quantidade pré estipulada de inimigos no modo campanha em um só dia.
Segundo a Bungie, essa primeira punição serve apenas para alertar os jogadores, avisando ainda que os moderadores estão de olho em suas ações ilegais no multiplayer e que o banimento dos trapaceiros deste modo começará em breve. "Uma ação mais contundente começará na próxima semana, quando nossos mecanismos automáticos de banimento estiverem precisos o suficiente para detectar estes jogadores. Caso o jogador esteja pensando em utilizar esse tipo de manipulação de conexão para ganhar 50 mil créditos facilmente, recomendamos que ele reconsidere a sua decisão", finaliza.
Spartans em guerra
A história de "Halo: Reach" se passa antes do primeiro game da série e mostra os acontecimentos descritos no livro "The Fall of Reach". O jogo explica a origem dos supersoldados Spartan, a mesma linhagem pertencente a Master Chief, protagonista original da série.
"Halo: Reach" é um jogo exclusivo para Xbox 360 está disponível em todo território nacional dublado e com todos os menus em português do Brasil.
De acordo com o site VG247, distribuidores e desenvolvedores confirmam que o PSP 2 será lançado apenas no final do ano que vem. "Estamos sendo informados que será lançado no final de 2011", teria dito um dos distribuidores para o site.
Recentemente outros boatos sugeriam que diversos estúdios produtores de jogos estariam recebendo kits de desenvolvimento para o PSP 2, visando uma quantidade razoável de títulos para o seu lançamento.
Antes disso o produtor executivo da Netherrealm Studios, que trabalha no novo "Mortal Kombat", disse que seu estúdio já estava trabalhando com o novo portátil e que ele "parecia ser muito poderoso".
Shuhei Yoshida, presidente da Sony Worldwide Studios, disse em recente entrevista que o PSP está "ficando velho". O aparelho completa seis anos em dezembro desse ano.
O site VG247 especula que a Sony deve anunciar o aparelho nos eventos GDC ou E3 do próximo ano. A Nintendo já revelou que o seu novo portátil, o Nintendo 3DS, será lançado no dia 26 de fevereiro de 2011 no Japão e em março nos Estados Unidos.
Especulações sobre o novo hardware
Durante a E3 2010, realizada em junho, especulou-se mais uma vez a produção de um novo PSP, com alguns produtores confirmando a sua existência. A Sony não se pronunciou oficialmente sobre a declaração e provavelmente não deverá fazê-lo. A política da empresa é de não comentar rumores ou especulações.
Não é a primeira vez que são mostrados fatos que indicam um sucessor para o portátil da Sony. Em outras ocasiões, produtores e lojas chegaram dizer que o PSP 2 já estava em fase final de desenvolvimento, no entanto isso nunca se concretizou.
Jogos clássicos de PS2 chegam com tratamento HD e 3D no PlayStation 3. O site JeuxVideo aponta que as produtoras Ubisoft e a Warner Bros. Interactive estão planejando lançar coletâneas de jogos clássicos remasterizados em alta definição para o PlayStation 3 sob o selo "Classics HD".
De acordo com o site, a Ubisoft pretende lançar algumas de suas trilogias clássicas da era do PlayStation 2, como "Prince of Persia", "Splinter Cell" e "Rayman", remasterizadas e com suporte ao 3D estereoscópico. O primeiro, aliás, já consta em diferentes calendários de lançamentos futuros em lojas como a britânica Zawi.com, e foi anteriormente citada na versão francesa do site de compras Amazon. O preço médio sugerido pelo game é de 40 euros.
Já a Warner Bros. Interactive irá lançar "Mortal Kombat Arkade Kollection", um pacote que inclui os três primeiros títulos da série lançados para os fliperamas, todos em alta definição. O preço estimado do game é em torno de 30 euros e seu lançamento já apareceu e sumiu repentinamente em diversas lojas de comércio eletrônico dos Estados Unidos e Reino Unido nos últimos meses.
Caso o lançamento destas coletâneas sejam confirmadas, o PlayStation 3 ganhará ainda mais clássicos para o seu catálogo de jogos. Recentemente a Sony anunciou o retorno de franquias como "Sly Cooper" e "Ico", que serão lançados em coletâneas remasterizadas em alta definição, assim como a feita em "God of War Collection".
Em 2008 a Visceral Games (que atendia pelo nome de Electronic Arts Redwood Shores) apresentou "Dead Space", um jogo de terror espacial cheio de personalidade. A história mostra o engenheiro Isaac Clarke enfrentando os tripulantes da estação espacial Ishimura, que foram infectados por um vírus alienígena que tomou conta de seus corpos e mentes.
Depois do sucesso de crítica, a Visceral não teve outra alternativa a não ser criar uma continuação para saciar a fome de morte aos Necromorphs, os tais monstros do espaço. Eis que surge "Dead Space 2", jogo que promete corrigir todos os problemas do antecessor e surpreender ainda mais o jogador. Além de dar uma personalidade para o protagonista, o título promete ser mais duradouro devido ao seu modo multijogador, que UOL Jogos teve oportunidade de testar em fase de teste beta.
Mutantes zumbis alienígenas
"Dead Space 2" tem como cenário a colônia espacial Sprawl (Expansão, em inglês) que fica na órbita de Titã, uma das luas de Saturno. Diferente de Ishimura, o local possui diversas pessoas inocentes e despreparadas para enfrentar os Necromorphs. Agora Isaac não é mais um pau mandado que fica correndo de um lado para outro obedecendo ordens. Ele é um líder, um herói que viu de cara a morte e voltou para contar suas experiências e não está mais lutando contra o desconhecido - ele sabe muito bem como combater os aliens.
Com base em suas experiências anteriores, Isaac treina um grupo de soldados para que eles se preparem para o pior, a equipe de segurança Tiedemann. É na pele de um desses soldados que o jogador vai encarar o modo multiplayer. Assim como a aventura de Isaac, os soldados devem enfrentar os Necromorphs usando técnicas de desmembramento e paralisia. Esses heróis também podem usar itens de cura, coletar munição e usar ataques corpo a corpo para se defender.
Seguindo o manual dos jogos de tiro da atualidade, o multiplayer de "Dead Space 2" conta com um sistema de perfil persistente, no qual o personagem do jogador ganha níveis de experiência ao eliminar inimigos e completar objetivos. A cada progresso o usuário ganha novas armas e armaduras para o membro da equipe de segurança.
Jogadores podem encarnar humanos ou alienígenas Necromoprhs no modo multiplayer.
Por outro lado, os jogadores também terão a experiência de encarnar os mutantes alienígenas, que é bem diferente. Na versão beta, o jogador tem à disposição três dos quatro tipos de Necromorphs, os Pack, que se assemelham a crianças de oito anos; os deformados Spitters e os bebês octopódios Lurkers. A quarta raça, Puker, não é demonstrada, porém é sabido que esta é a mais poderosa e aguenta mais disparos que os outros a despeito de sua velocidade reduzida.
Cada um dos alienígenas possui um estilo diferente de se jogar. Os Packs são ágeis e podem saltar e agarrar os adversários, causando muito dano no adversário com estocadas de suas garras afiadas. Os Spitters são os inimigos "padrão" do jogo anterior, e podem correr em direção ao inimigo derrubando-o no chão. Já os Lurkers podem andar pelas paredes e disparar ácido nos soldados.
Trabalho em equipe
Fica claro que o trabalho em equipe é necessário para que ambos os times consigam ter sucesso. No mapa disponível, Titan Mines, a equipe Tiedemann deve recuperar duas baterias e levá-las para o motor no centro do mapa. Claro, o trabalho de impedi-los fica para os monstros.
O mapa conta com corredores estreitos, ótimos para emboscadas dos Necromorphs que podem surgir de qualquer porta, duto de ventilação e fresta, o que dificulta o trabalho dos soldados no resgate das peças para o motor. Para piorar a situação, os mutantes conseguem ver através das paredes, o que pode ser mortal para os humanos. O ponto de equilíbrio para os humanos está exatamente nas armaduras, que proporcionam mais energia e resistência aos ataques. Uma das coisas que pode se notar é que este modo é bem divertido, mas não causa o mesmo medo e a apreensão do modo de campanha. Entretanto é possível ver que a equipe da Visceral se empenhou para manter o equilíbrio entre os dois lados. Nenhum dos dois lados é superior ao outro, mas é possível notar uma pequena vantagem dos soldados no combate à distância, já que dois terços dos Necromorphs só possuem socos e tapas - e os disparos dos Lurkers só fazem cócegas.
Pelo que foi mostrado, o modo multiplayer é bem competente e tem bastante personalidade. Bastam alguns ajustes para que ele se torne um pouco mais equilibrado, algo que pode ser resolvido com pouco esforço da equipe da Visceral Games.
Em mensagem publicada no fórum oficial de "F1 2010", um representante da Codemasters que atende pelo apelido Caldera revelou que a produtora está trabalhando em um arquivo para corrigir a gravação de progresso no jogo de corrida. O problema ocorre nas versões para PC, PlayStation 3 e Xbox 360.
De acordo com relatos divulgados, o erro acontece quando o jogador volta ao paddock depois de certos eventos em corridas, como a volta para desenvolvimento de peças, após quebrar o carro ou simplesmente selecionando a opção "Return to Paddock" no menu Engineer. Quando o jogador retorna para o Paddock o jogo grava automaticamnete todas as alteraçõesde do jogo.
A Codemasters sugere aos jogadores que iniciem uma sessão de qualificação antes de sair do jogo, manobra que impede que esse erro ocorra.
Sinal verde
"F1 2010" conta com todos os pilotos, equipes, carros e pistas da temporada de 2010, fielmente recriados com o auxílio de pessoas envolvidas diretamente com o esporte. O motor gráfico Ego (a mesma tecnologia por trás de "Grid" e "Dirt") é o responsável por rodar o game.
O título também apresenta uma grande variedade de opções de jogo, como um inovador modo de carreira, testes contra o tempo e campeonatos. Há ainda sistemas de dano nos veículos e clima dinâmico, além de opções multiplayer.
Aproveitando-se da velha máxima do futebol "em time que está ganhando não se mexe", "FIFA 11" apresenta menos diferenças drásticas em relação a "FIFA 10" se considerarmos a evolução da série nos últimos anos.
De fato, "FIFA" se consolidou como um simulador de futebol mais próximo da realidade graças ao novo motor gráfico, a física realista dos jogadores e suas reações com a bola nos pés. Com isso, parece que produtora Electronic Arts optou por ousar menos neste ano. O resultado é um jogo já bem conhecido no quesito técnico, porém repleto de modificações menores para melhorar a experiência.
Nós somos 11
A primeira grande mudança de "FIFA 11" foi a inclusão do que a o marketing da EA chama de "Nós somos 11" . Nos jogos anteriores, até 10 jogadores poderiam compor um time e enfrentar outra equipe de 10 pessoas, deixando apenas o goleiro de fora da brincadeira e colocando a responsabilidade das metas para a inteligência artificial do game. Agora, cada time poderá ter 11 jogadores em campo, e a tarefa de defender as redes é dada a um sujeito corajoso.
Coragem é a palavra que melhor resume a pessoa que se atrever nesta ingrata posição, que pode ser utilizada nos modos online ou na modalidade solo conhecida como "Be a Pro: Goalkeeper". A tarefa pode ser considerada ingrata não pela mecânica de jogo, que, aliás, é impecável e funciona de maneira ágil e precisa, mas pela sensação de realidade que tal tarefa proporciona. Controlar um goleiro em "FIFA 11" é tão difícil quanto se arriscar embaixo de uma trave real, dada a complexidade que a atividade exige. Para se dar bem, não basta ter reflexos e apertar o botão rapidamente, mas também se posicionar da melhor forma possível para fechar o ângulo de visão dos adversários sem deixar os cantos abertos, ou se colocar bem em uma cobrança de falta (e conhecer bem como o batedor costuma chutar) e até e adiantar em um momento de contra-ataque rápido.
Jogar como o goleiro é uma tarefa gratificante para quem já se arrisca no gol em peladas de final de semana, mas pode afastar os que não possuem intimidade embaixo das traves. Complementando, o modo online funciona perfeitamente com os 22 jogadores em campo e não apresenta câmera lenta, salvo em alguns raros momentos, com muitos elementos na tela. Quem deseja tentar a sorte como goleiro, porém, deve ser paciente, pois a novidade atrai mais jogadores para a posição e nem sempre a meta está disponível nos modos multiplayer, ao menos nesta primeira semana de lançamento.
O modo carreira oferece o controle de qualquer um dos 11 jogadores em campo, mas comandar o goleiro é específico das versões para consoles Xbox 360 e PlayStation 3, já que no PC ela ficou de fora, não permitindo sequer fazer partidas amistosas.
A carreira como jogador pode durar até 15 anos e conduz o atleta pelos altos e baixos da profissão. Com o passar do tempo, o jogador pode melhorar as suas habilidades com a bola, mas também pode perder a motivação caso não atue bem em partidas seguidas. Além desta modalidade, o jogo oferece muitas outras ligas e campeonatos para disputar, inclusive há um torneio completamente personalizável, disputado pelos clubes de preferência do jogador.
Melhorias menores, porém notáveis
Após a bola rolar, o jogador notará diferenças sutis em relação ao "FIFA" anterior. O jogo está levemente mais rápido, porém perde em velocidade para "FIFA World Cup 2010. No geral, essa nova velocidade de jogo permite toques de bola mais elaborados, enquanto também dá mais tempo para pensar em novas jogadas. De qualquer forma, a velocidade pode ser adaptada de acordo com o gosto do usuário.
Outra boa adição na mecânica favorece jogadores mais acostumados a "Pro Evolution Soccer". Agora é possível controlar os movimentos do jogador através do direcional digital, uma opção até então inexistente e que melhora muito a precisão dos passes de quem não consegue se entender com as alavancas analógicas. Os passes e toques agora estão mais precisos e os atletas recebem a redonda de formas diferentes de acordo com a sua característica. Desta forma, zagueiros menos habilidosos têm dificuldade para receber e despachar a bola em contra-ataques, e os chutes ganharam variações. Por exemplo, a bicicleta pode ser executada de maneira mais desengonçada e lenta por um jogador comum, mas precisa e artisticamente bonita por um craque como o Kaká.
Uma das melhores adições de "FIFA 11" é, sem dúvida, a diferenciação de biotipo de atletas proporcionada pelo que a EA chama de "Personality+". Dessa forma, os jogadores poderão ser notados mais facilmente em câmeras distantes, pois o corpo pode ser adaptado com mais realismo de acordo com a estrutura corporal do jogador real. Além disso, até as formas de correr e driblar de alguns atletas permitem diferenciação entre eles. Os craques dão toques rápidos e curtos, enquanto os menos habilidosos dão menos toques e mais longos.
O modo de edição foi aperfeiçoado, oferecendo mais detalhes e opções graças às novas ferramentas disponíveis, mas ainda está longe de oferecer a quantidade de recursos previstos para "Pro Evolution Soccer 2011". Uma restrição do modo de edição não permite também que o jogador atualize o visual dos atletas posteriormente, pois jogadores criados pelo jogo não podem ser modificados. O modo de edição de estádios, por exemplo, permite apenas modificar o nome da arena para determinado time, não possibilitando editar cores de arquibancadas, redes e placas.
Brasucas em campo
O motor gráfico continua deficiente na criação de rostos, mas é notável o esforço da EA em melhorar. O Kaká visto em "FIFA World Cup" deu lugar a um jogador mais semelhante ao real, assim como outros craques internacionais que tiveram seus rostos retocados. Até o campeonato brasileiro, pela primeira vez, recebeu mais cuidado.
Apesar de nenhum time possuir jogadores fielmente retratados, alguns chegam bem perto da contraparte real, casos de Ronaldo e Roberto Carlos, do Corinthians e Lincoln, do Palmeiras. A EA também teve o cuidado de cuidar das características físicas de todos os atletas sejam reconhecidos à longa distância. Desta forma, Valdívia surge com cabelo longo, Neymar com seu moicano e Rogério com sinais de calvície.
Alguns times que não tinham licença oficial na versão 2010, como o Corinthians e o Santos, voltaram a exibir escudos e uniformes reais. O Timão, aliás, tem até o novo manto comemorativo do centenário, mas nem tudo são flores nos gramados brasileiros. Alguns times não contam com suas licenças oficiais, casos de Avaí e Internacional e alguns uniformes também não seguem o padrão real, cormo o uniforme 2 do palmeiras, que é branco no jogo, substituindo o atual verde limão.
Além de alguns clubes sem licença, a seleção brasileira acabou perdendo a licença da CBF, e surge no menu de opções como um time nacional genérico. Os jogadores escalados não são os que compõem a seleção renovada de Mano Menezes, mas sim um misto de jogadores que disputaram o último mundial e alguns que ficaram de fora. Outra deficiência de "FIFA 11", que já vem de versões anteriores, é a ausência de outras seleções. O Japão, por exemplo, ficou de fora mais uma vez. De certa forma, é até seguro dizer que o jogador pode se decepcionar caso goste de jogar com seleções, pois há poucas disponíveis, e muitas delas sem licenciamento.
Assim como acontece com os principais times internacionais, grandes equipes brasileiras também possuem gritos das torcidas próprios. O som, no geral, permanece muito bom, mas os cantos repetitivos dos fãs chegam a irritar em partidas mais longas. Outra perda notável é a ausência da narração em português do Brasil, que há tanto tempo marcou a série. Nesse ponto, não há sequer previsão de posteriormente a EA incluir nas redes Xbox Live e PSN, já que até a versão de PC perdeu esse recurso.
CONSIDERAÇÕES Aproveitando tudo o que deu certo nos anos anteriores, a EA aperfeiçoou diversos pontos e adicionou novos recursos, transformando "FIFA 11" na melhor edição do jogo até agora. O controle dos goleiros é muito divertido e a possibilidade de disputar jogos com 22 jogadores em campo melhora ainda mais a experiência online. O game ainda possui algumas falhas, principalmente na falta de licenciamento de times nacionais e clubes - coisas que a EA deve sanar na próxima temporada, caso queira continuar no topo.