Uma pesquisa indica que 64% das pessoas preferem cópias físicas de jogos de console às suas versões digitais, um percentual superior ao encontrado entre os consumidores de música, filmes e jornais.
O estudo levantado pela Ipsos MediaCT com mil entrevistados descobriu que 63% dos participantes preferem seu jornal impresso, 51%, as cópias físicas dos filmes, e apenas 45% querem suas músicas em disco ou outra mídia física.
De acordo com o diretor de pesquisas da Ipsos MediaCT, Ian Bramley, entre os motivos mais citados pelos entrevistados para explicarem sua opinião estão as edições de colecionador e o comércio de jogos usados.
"Eu acredito que a preferência por discos físicos entre os jogadores dessa geração reflete o valor em potencial que eles têm com o mercado de usados, que está segurando a preferência pela versão física do jogo - isso é diferente dos mercados de filme e música", disse ele.
E nos computadores...
Uma outra pesquisa, porém, aponta para resultados um pouco diferentes por levar em conta o mercado de jogos para PC, em que plataformas de distribuição digital como Steam dominam e as medidas antipirataria dificultam a venda de usados.
Segundo a Thinq, que realizou esse segundo estudo, 55% dos participantes disseram que o preço mais baixo era o principal incentivo para comprar seus jogos digitalmente, enquanto apenas 27% mostraram mais interesse na disponibilidade antecipada da cópia virtual.
Dentre os entrevistados, 17% disseram que seus consoles não estavam conectados à internet. Os níveis de interesse também variam de acordo com a plataforma. Cerca de 82% dos donos de Xbox 360 estavam "interessados" em baixar jogos contra 76% dos usuários de PlayStation 3 e 62% dos de Wii. Por fim, 23% dos usuários de Xbox 360, 17% dos de PlayStation 3 e apenas 8% dos de Wii disseram que baixaram um jogo para seus consoles nos últimos 12 meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário